
O Estado de Santa Catarina tem um dos litorais mais bonitos do Brasil. E também dos mais badalados, procurados por turistas do país e do mundo. Não é para menos, há verdadeiros paraísos, populosos ou desertos, que valem cada segundo de sua viagem.
Embora seja mais indicado no verão, o litoral de Santa Catarina tem um clima ameno durante todo o ano e é possível aproveitá-lo até mesmo em dias mais frios. No Estado, que é colonizado por alemães, italianos, holandeses, portugueses, suíços e austríacos, a natureza não foi econômica em distribuir beleza em toda a sua costa.
Fazer um ranking com as cinco praias mais bonitas de Santa Catarina é uma missão quase impossível, já que sua escolha é bastante subjetiva. Afinal, é preciso seguir critérios como qualidade da água, natureza ao redor, limpeza do local e a força do conjunto visual, que muitas vezes é algo bastante particular.
Segue abaixo cinco praias que atendem aos principais conceitos:
1 – Lagoinha do Leste – Florianópolis
A Praia de Lagoinha possui o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, obrigatoriamente preservado por lei, para manter intacta o trecho da Mata Atlântica que cerca esse pedaço de paraíso. O que torna a praia e toda sua extensão ao redor de uma beleza estarrecedora.
Nela há trilhas para vistas maravilhosas, mas que requerem preparo físico para chegar até elas. E somente através de trilhas a pé se é possível chegar à praia, que vale cada minuto do trajeto: praia rústica, com águas que variam do azul ao verde e são cristalinas, areia curta e branca cercada do verde das matas e dos costões, além da proximidade de cachoeiras de água doce. O encontro da lagoa com o mar é um dos belos espetáculos que o local oferece.
2 – Guarda do Embaú – Palhoça
Uma faixa de areia separa as águas azuis do mar e uma lagoa da praia quase deserta de Guarda do Embaú. Para chegar até ela é preciso atravessar o Rio da Madre de barco, a nado ou a pé, em épocas de seca. Ou através de uma trilha mais pesada e extensa, não indicada para pessoas com pouco preparo físico.
As águas são agitadas e já foram descobertas pelos surfistas, que incentivaram um pequeno comércio próximo a praia com pequenas pousadas e bares. Nada que interfira ainda a natureza selvagem do local.
3 – Praia da Tainha – Bombinhas
Se já é difícil escolher as melhores praias de toda a extensão litorânea de Santa Catarina, é ainda pior no Município de Bombinhas, que possui uma praia ainda mais bonita que a outra.
A Praia da Tainha é escondida por morros e tem um pequeno trecho de areia, com 200m, mas suficiente para encantar. Sua estrada é de difícil acesso, com entrada pela Praia da Conceição e não há nenhuma estrutura no local. Só pescadores a frequentam além dos aventureiros que superam as dificuldades do caminho e se deparam com uma visão paradisíaca.
4 – Praia de Ibiraquera
Localizada na cidade de Imbituba, a Praia de Ibiraquera tem ondas fortes e é frequentada por quem quer fazer surf e outras atividades esportivas como wakeboard e o windsurf. Quem prefere águas mais calmas pode acessar a Lagoa ao lado, com águas quentes e totalmente cristalinas.
A praia possui dunas, que turistas sobem para apreciar o pôr do sol. No inverno, é possível avistar baleias em suas águas.
5 – Praia de Garopada
Localizada na cidade de Garopada e vizinha de mais oito praias, a maior parte indicada para o surf, a Praia de Garopada tem águas mais calmas e que atrai praticantes de esportes náuticos e pescadores.
O local tem boa infraestrutura de bares e restaurantes, um pouco mais de agito, mas ainda assim preserva sua beleza com costões e areia fina.
Curta e compartilhe essa matéria nas redes sociais. Siga nossas postagens para ficar sempre bem informado!
[bar group=”21″]