Óleo de cártamo para diminuir gordura abdominal

Rosa Verão - Coleção 2018 / 2019

gordura-abdominal-oleo-de-cartamoCom a chegada do verão surgem novos lançamentos da moda praia, biquínis empina bumbum, maiôs cavados, saídas de praias, etc. E mais uma vez é hora de colocar a barriguinha de fora. Infelizmente a gordura abdominal é um mal que incomoda muita gente, fazendo com que lindos biquínis sejam trocados por camisetas compridas.

O pior não é deixar o biquíni de lado, mas entrar de cabeça em dietas malucas que te levarão a perder peso rápido e, recupera-lo rapidamente também. Provocando o efeito sanfona e, muitas vezes nem resolvendo o problema.

Invés de fazer isso, porque não entender o motivo pelo qual você não consegue perder a barriga? A gordura abdominal é uma espécie de “estoque” de energia para o nosso corpo, ou seja, se ocorrer uma emergência é de lá que seu organismo retira uma forcinha extra.

Esse conceito de “estocar” energia vem desde os primórdios, quando homens e mulheres estavam acostumados a passar longos períodos sem comer.

Mas não fique com raiva de seu corpo, existe uma solução 100% natural que irá te ajudar a eliminar de vez a gordura abdominal, o óleo de cártamo.

Quer saber mais sobre o óleo de cártamo? Como ele ajuda no processo de emagrecimento e a queimar gordura abdominal? Leia o artigo até o final!

O óleo de cártamo

cartamo-gordura-abdominalO cártamo (Carthamus tinctorius) é uma planta originária do Oriente Médio, com uma raiz bem profunda, permitindo sua sobrevivência mesmo em regiões extremamente secas.

Ele é da mesma família que o girassol e, assim como este, apresenta flores que variam entre amarelo e laranja.

Inicialmente suas flores eram utilizadas como corante para cosméticos e tecidos, ou como tempero (parecido com o açafrão). Atualmente o cártamo é cultivado por todo o mundo, com a principal finalidade de extração do óleo de suas sementes.

O óleo de cártamo tem um alto valor nutritivo e apresenta diversos benefícios para saúde como um todo, não somente para o emagrecimento.

Veja abaixo os nutrientes presentes no óleo de cártamo:

  • Ômega 6 (ácido linoleico)
  • Ômega 9 (ácido oleico)
  • Vitamina E
  • Vitamina K
  • Fitoesteróis

As vantagens de seu consumo irão refletir tanto externamente quanto internamente, melhorando os sistemas nervoso, cardiovascular e imunológico, dando um up na aparência da pele e, queimando as gordurinhas localizadas.

Não bastasse tudo isso, esse complemento alimentar ajuda a aumentar as concentrações de serotonina no organismo. A serotonina está relacionada com o humor, diminuindo a ansiedade e promovendo o bem-estar.

Ou seja, o óleo de cártamo previne os altos e baixos causados pelas dietas e ainda te proporciona mais disposição. Veja outros benefícios abaixo.

Benefícios do óleo de cártamo para saúde

  • Antioxidante natural: devido ao seu conteúdo em vitamina E, o óleo protege o organismo contra a ação dos radicais livres endógenos e exógenos (poluição, raios solares). Combatendo diversos males e, evitando o envelhecimento precoce.
  • Saúde capilar: o ômega 9 age ativando a circulação da região do couro cabeludo, estimulando o crescimento, renovando a força dos fios e evitando as quedas. Mantendo as madeixas mais sedosas e brilhantes.
  • Diminui os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual): o ômega 6 pode estabilizar a flutuação hormonal típica desse período, amenizando as dores e incômodos da menstruação. Somado a isso, há relatos que este ácido graxo essencial atua na regulação dos ciclos menstruais.
  • Melhora a aparência da pele: mais um ponto para o ômega 6. Ele se liga à oleosidade natural da pele desobstruindo os poros, reduzindo manchas e acnes. Este componente também estimula a regeneração das células da pele, prevenindo o surgimento de celulites (para a alegria da mulherada!) e, resultando em uma aparência mais jovem.
  • Sistema cardiovascular: o óleo de cártamo combate o LDL (colesterol ruim), impedindo que ele seja direcionado para corrente sanguínea. Dessa forma ele é eficaz em impedir problemas cardiovasculares, tais como aterosclerose, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão arterial.
  • Regula os níveis de triglicerídeos: os nutrientes presentes no óleo, com ênfase no ômega 9, podem reduzir o teor de triglicerídeos do sangue. Os triglicerídeos são moléculas de gordura, presentes em grande quantidade no organismo. O acúmulo dessas moléculas pode causar complicações no pâncreas.
  • Saúde cerebral: os dois ácidos graxos essenciais presentes são importantes para as funções cerebrais, proporcionando o bom funcionamento do sistema nervoso.
  • Sistema imunológico: os ômegas 6 e 9 contribuem para o aumento da imunidade, melhorando a cicatrização e fortalecendo o corpo.
Recomendados pra você  Dicas de dieta para redução de celulite

Como o óleo de cártamo atua na eliminação da gordura abdominal?

oleo-de-cartamo-gordura-abdominalE finalmente chegamos na eliminação da indesejada gordura abdominal. Pois saiba que o óleo de cártamo auxilia no processo de emagrecimento de diversas maneiras.

Primeiramente, seu consumo diário retarda o esvaziamento gástrico, fazendo com que os receptores contidos nas paredes do estômago enviem sinais de satisfação por mais tempo ao nosso cérebro. Aumentando a sensação de saciedade.

E, ao aumentar a sensação de saciedade, consequentemente o óleo de cártamo faz com que você coma menos e, até mesmo, diminua gradativamente suas porções alimentares.

Somando-se a isso, o ômega 6 age como catalisador (incentivador) na queima da gordura marrom.

Mas o que é a gordura marrom? A gordura marrom é um tecido adiposo que possui a função específica de proteger os órgãos vitais. Ela fica localizada principalmente na região visceral (abdômen).

Quando ingerimos o ômega 6 presente no óleo o que acontece é uma compensação, uma troca. Invés do corpo queimar a gordura marrom ele busca energia na gordura branca da barriga, quadris e cintura, eliminando esses depósitos de adipócitos.

Em outras palavras, para proteger a gordura marrom da ação do ômega 6, o organismo queima a gordura abdominal!

Já o ômega 9 atua sob a produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pelo acúmulo de gordura abdominal. O cortisol está relacionado aos mecanismos de alerta do corpo, guardando as gordurinhas para uma situação de emergência (aquele “estoque” citado no começo do artigo).

Não obstante, o óleo de cártamo ainda aumenta a produção do hormônio adiponectina. Esse hormônio desempenha um papel essencial na regulação dos mecanismos da obesidade, reduzindo a absorção do colesterol e das gorduras pelo intestino.

Um estudo, publicado na Revista Brasileira de Ciências e Saúde, demonstrou a eficácia do óleo na diminuição da gordura abdominal, mesmo em mulheres com sobrepeso.

Recomendação diária

Deu para perceber que o óleo de cártamo é bastante poderoso não é mesmo? Tanto se você quer emagrecer e perder gordura abdominal, ou se você apenas quer adicionar mais saúde à sua dieta.

Recomendados pra você  Como deixar a barriga chapada para arrasar com seu biquíni no Verão

O óleo pode ser utilizado in natura ou no formato de cápsulas. Sua recomendação diária é de, no máximo, 2 cápsulas ou 2 colheres de sopa.

O consumo deve ser feito, preferencialmente, 30 minutos antes das principais refeições. Escolha àquelas refeições que você costuma comer mais, almoço e jantar, por exemplo.

No formato in natura, o óleo de cártamo também faz o papel de óleo de cozinha, podendo ser utilizado no tempero de saladas ou na preparação de pratos quentes. Aprenda a fazer uma deliciosa panqueca de ricota com óleo de cártamo no item a seguir.

No entanto, é bom ressaltar que, apesar de todos os benefícios, estamos falando de um óleo, não ultrapasse a recomendação diária.

Receita de panqueca de ricota com óleo de cártamo

Massa:

  • 1 colher (sopa) de óleo de cártamopanqueca-oleo-de-cartamo
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de leite de soja
  • 1 xícara de farinha de trigo (dê preferência a farinha integral)
  • ½ xícara de molho de espinafre (somente com as folhas)

Recheio:

  • 1 colher (sopa) de óleo de cártamo
  • 200 g de ricota
  • Salsinha e cebolinha a gosto
  • Pouco sal

Modo de preparo:

  • Massa: bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa homogênea. Cozinhe pequenas porções em uma frigideira e reserve.
  • Recheio: amasse a ricota com um garfo, adicione a salsinha e a cebolinha já picadas, e tempere com sal. Coloque o recheio dentro das massas e, está pronto para o consumo!

Precauções

Teoricamente não existem contraindicações, o óleo de cártamo é saudável para todos, independente da idade ou sexo.

Porém, gestantes, lactantes ou mulheres que estão tentando engravidar não devem ingeri-lo antes de consultar o médico.

De forma geral, é sempre interessante que você procure um especialista (médico ou nutricionista) antes de inserir quaisquer suplementos novos à sua dieta. Existem relatos de pessoas que tem alergia a plantas da família do cártamo.

Outro ponto primordial é quanto a vastidão de marcas fabricantes do óleo que existem no mercado. Quando você for pedir o conselho do seu nutricionista, aproveite e pergunte que marca ele indica. Afinal, você não quer levar gato por lebre.

O armazenamento também é fundamental para a funcionalidade do produto. O potinho contendo o óleo (natural ou em cápsulas) deve ser mantido a temperatura ambiente (máximo 25ºC), em local escuro e bem fechado. Óleos são substâncias extremamente suscetíveis à oxidação.

Para finalizar, não se esqueça que de nada adianta inserir o óleo na sua dieta se você não se exercitar ou comer alimentos mais saudáveis. Infelizmente, sozinho o óleo de cártamo não faz milagre.

Aproveite esse tratamento natural e tenha uma vida com mais saúde e menos gordurinhas… Aí é só você vestir aquele belo biquíni e mergulhar de cabeça no verão.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com as amigas. Já usou o óleo de cártamo? Quer saber mais? Deixe um comentário.

[bar group=”21″]

Comentários

comentários

About The Author

O Blog do Rosa Verão tem como objetivo ajudar suas clientes com dicas de roteiros, praias, dietas, viagens, oferecendo qualidade em informação. Os biquínis da marca também seguem um rigoroso controle de qualidade, afim de garantir as clientes conforto e beleza. Conheça mais sobre nossos produtos em www.rosaverao.com.br