
Berço da filosofia e da democracia, a Grécia é um roteiro turístico clássico, que encanta pelas suas belezas naturais e seu povo amistoso. Seu mar azul-turquesa chega a ofuscar a visão, de tão belo, e em muitos lugares é como uma imersão aos livros mitológicos.
Nesse ambiente místico está a Ilha de Santorini, cuja lenda diz que foi criada após uma violenta explosão vulcânica que permitiu uma conexão direta com Atlântida, a terra desaparecida. Toda a Grécia tem grandes destinos turísticos, que pode fazer sua viagem completamente inesquecível. Mas Santorini é arrebatadora. Impossível não deixar um pedaço de si nessa ilha tão mágica e espetacular.
Conhecendo Santorini
Santorini sabe mesclar como nenhum outro lugar as belezas naturais da cidade com uma arquitetura clássica e única. Tudo parece uma pintura, e chega a ser difícil acreditar na realidade da mistura de cores e nas formas exclusivas do local.
A cidade nitidamente foi criada a partir de um vulcão. No centro há uma caldeira formada por inúmeras erupções há mais de 3 mil anos, que definiram uma geografia peculiar. E no cume desta caldeira há o que se diz ser a perfeita combinação entre o que a natureza criou e o homem aproveitou, pela construção de casinhas caiadas de branco, onde abaixo delas se vê o mar completamente azul.
Todas as vilas são construídas em cima de rochas. A mais famosa é a de Oia, com suas casinhas brancas que contrastam com as cúpulas azuis das igrejas ortodoxas. O comércio se mistura as casas de moradia, com muito artesanato local, joalherias, hotéis e cafés, posicionados para que o turista possa apreciar o pôr do sol com uma boa taça de vinho.
Não espere por praias
Santorini não é um destino para praias, embora elas existam e sejam cercadas pelo mar e por falésias. A Praia Vermelha é a mais famosa de Santorini e tem esse nome pela cor das falésias e da areia. Há ainda as praias de Vlychada, Perivolos, Perissa e Thirassia.
A baía de Amoudi é um pequeno porto com águas muito transparentes e tavernas com vinho e peixe fresco, perfeitas para curtir o sabor e a calmaria da vista. Ela fica a 250 degraus muito inclinados de Oia e é uma das experiências mais exóticas da ilha.
A circulação básica pode ser feita a pé, mas para longas distâncias é melhor alugar um carro ou um quadriciclo. As bicicletas também podem ser alugadas, mas como há muitas ladeiras íngremes e sol forte, é melhor optar por algo mais fácil. Numa visita ao Porto Skála Firon para alugar barcos para visitar as ilhas e praias ao redor de Santorini é preciso subir os 587 degraus a pé, de burrinho ou de bondinho.
Além dos passeios para conhecer a arquitetura e belezas naturais de Santorini e dos caminhos surpreendentes pelas vielas, há também idas a vinícolas com degustações, ida ao sítio arqueológico de Akrotiri, o museu arqueológico e visitar a vila de pescadores.
Quando e Como Chegar a Santorini
Para chegar até a Grécia não há voos diretos do Brasil e é preciso fazer uma conexão a partir das companhias aéreas. Já em Atenas, para ir até as ilhas há a opção de pegar um avião até Santorini ou usar um ferry boat convencional ou high speed.
A ilha vem recebendo muitos cruzeiros que fazem escala por lá para conhecerem seus pontos turísticos. E Santorini é conhecida como a ilha do amor, por receber muitos casais em lua de mel.
Para aproveitar ao máximo a ilha o melhor é ir entre os meses de maio e outubro, principalmente entre julho e setembro que possuem menos agitação e muito sol. E brasileiros não precisam de visto para viagens de turismo ou negócio, num período de até 90 dias; basta apresentar passaporte com validade mínima de seis meses e seguro de viagem internacional.
Gostou desse pequeno passeio a Santorini? Então compartilhe a matéria em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer!
[bar group=”21″]