
Quando se pensa em turismo no Brasil o Nordeste vem em primeiro lugar. É um verdadeiro paraíso tropical com belíssimas praias, desertas ou badaladas, de águas calmas ou de altas ondas, e uma cultura riquíssima construída pela presença de europeus, indígenas e africanos.
Todos os nove estados da região possuem litorais com belas praias, floresta tropical e interior semiárido, recheados de falésias, dunas, cavernas e cachoeiras. E como o país começou a ser colonizado pelo nordeste, muitas cidades ainda mantém casas, igrejas e monumentos da época.
Cinco Lugares para Visitar no Nordeste
É uma tarefa difícil escolher apenas cinco lugares em toda a região do Nordeste para fazer uma viagem. Em todos os Estados há inúmeras atrações interessantes e que valem o passeio. Mas as cinco abaixo são realmente imperdíveis e tão atraentes quanto viagens ao exterior.
1 – Porto Seguro
O lugar onde a colonização do Brasil começou também é um dos mais bonitos e badalados. O Centro Histórico fica na parte alta da cidade, com acesso por uma escadaria e de onde é possível ter uma visão da paisagem.
As casinhas coloridas do começo da cidade trazem o turista à época de 1500, ano do descobrimento e das primeiras habitações do país. A igreja de Nossa Senhora da Pena foi construída em 1535 e as ruínas da escola jesuíta são uma atração à parte, junto com o marco da posse.
2 – Piscinas naturais em Porto de Galinhas
Pernambuco é famosa por ter belas praias, mas nenhuma tão bonita e badalada quanto Porto de Galinhas. Ela une animação e agito à sua calmaria natural e às belezas paradisíacas de águas cristalinas e visual deslumbrante.
A 200 metros da costa, barreiras de recifes e corais criam piscinas naturais, perfeitas para o mergulho e onde é possível interagir com peixinhos coloridos e outros animais marinhos. Ao seu redor, barcos com turistas e pescadores, além de veleiros, ajudam a incrementar o visual.
3 – Lençóis Maranhenses
O Maranhão é um Estado com muitas riquezas, inclusive históricas. Em sua capital há inúmeras construções do século XVII, XVIII e XIX, além de manter os calçamentos tal como foram criados pelos Holandeses, que popularizaram por muitos anos a cidade.
Mas a principal atração do estado são os Lençóis Maranhenses, na cidade de Barreirinhas, a 270 km de São Luís. São paisagens incríveis e mutáveis de imensas dunas fofas, que dão a impressão de um deserto. No topo, as inúmeras lagoas de água cristalina são um convite ao banho e ao famoso “skybunda”, que faz o turista escorregar pela areia por uma corda e cair nas águas.
4 – Canoa Quebrada
A leste do Ceará, Canoa Quebrada possui dunas e falésias vermelhas milenares e a região hoje é muito bem estruturada para receber turistas. Apesar disso, a antiga vila de pescadores mantém sua tranquilidade e o ambiente alternativo.
No mar esverdeado, o passeio de jangada é uma das atrações do lugar, além do passeio de bugre e a agitação da Broadway.
5 – Centro Histórico de Salvador
O Centro Histórico de Salvador começa no Elevador Lacerda, que liga a cidade baixa à alta e fica atrás do Mercado Modelo. Na parte de cima há o largo do Pelourinho, que inicia as duas ruas com calçadas de pé de moleque e casarões dos tempos coloniais, que levam ao Terreiro de Deus.
O bairro foi criado em 1549 por Tomé de Sousa e foi residencial até o início do século XX, inclusive com moradores ilustres. Mas a partir de 1950 o local começou a perder o encanto, se tornando um lugar perigoso e com moradia popular. Foi só a partir de 1980, quando o casario se tornou Patrimônio da Humanidade, que o Pelourinho começou a se revitalizar e se tornou o principal centro de cultura e turismo da Bahia.
Deu vontade de viajar? Antes de fazer suas malas, curta e compartilhe nossa página e confira outras matérias!
[bar group=”21″]