Como proteger os cabelos loiros do esverdeado após a piscina

Rosa Verão - Coleção 2018 / 2019

cabelos-loiros-beira-da-piscinaEis que o esperadíssimo verão está quase chegando, em algumas cidades é possível dizer até que a estação já chegou, o calorão está bombando. E juntamente com essa deliciosa estação surgem as badaladas festas na piscina. Só que a combinação da água da piscina com as madeixas pode se tornar um pesadelo para as mulheres de cabelos loiros.

Quem não quer vestir aquele biquíni maravilhoso, que foi cuidadosamente escolhido para se adequar às suas curvas e ao seu tom de pele, e arrasar na beira da piscina?

Só que, para nossas amigas de cabelos loiros, tingidos e naturais, um dia de piscina pode causar muita dor de cabeça. Isso acontece porque os tons loiros tendem a ficar esverdeados depois do mergulho.

Você gostaria de saber porque o cabelo loiro fica verde? E, principalmente, como prevenir cabelos loiros esverdeados após um dia de piscina? Leia o artigo até o final e siga as nossas dicas para ter uma cabeleira de diva.

 

Porque os cabelos loiros ficam verdes depois da piscina?

cabelos-loiros-piscinaGaranto que você já foi culpando o cloro, não é mesmo? Mas, a verdade é que o cloro não é o vilão da história!

O grande culpado por mudar a tonalidade dos fios é o Sulfato de Cobre, um ativo químico de cor azul. Essa substância é adicionada juntamente com o cloro para tratar a água da piscina, particularmente para combater o aparecimento de algas.

Porém o que conserva a água da piscina de um lado, estraga o seu cabelo do outro lado. O Sulfato pode penetrar na queratina dos fios!

E você já sabe o que acontece quando misturamos amarelo (loiro) e azul (sulfato), não é? O resultado são os indesejados cabelos esverdeados.

E mesmo quem é loira natural ou, nem é totalmente loira sofre com isso. Luzes, reflexos, californianas, mechas, etc. Descolorir e pintar de loiro, mesmo que apenas uma mecha, é o suficiente para estar suscetível ao verdinho básico.

Outro fator que pode influenciar na tonalidade do verde é a saúde de seus cabelos, o dia que você fez a descoloração, etc. Fique atenta às dicas que vem por aí.

 

O que deixa o cabelo loiro mais vulnerável a “esverdear”?

  • Erros durante o processo de tintura. Ou seja, erros que são cometidos por profissionais pouco qualificados. Procure sempre um profissional de confiança para colorir as suas madeixas.
  • Cabelos que passaram por muitos processos de descoloração ou muito amarelados.
  • Fios ressecados ou desnutridos.
  • Cabelos com aspecto poroso (cutícula muito aberta). A cutícula aberta facilita a absorção do cloro e do Sulfato, esverdeando seus fios.
  • Cabelos coloridos recentemente. Sempre que fizer sua coloração espere pelo menos 15 dias antes de entrar em contato com a água da piscina. As praticantes de natação, hidroginástica ou outras modalidades aquáticas podem utilizar toucas impermeáveis para não ter que faltar às aulas.

 

Como prevenir o temido esverdeado?

cabelos-loiros-esverdeadoO primeiro ponto é cuidar muito bem dos seus cabelos. Não adianta você querer fazer milagre algumas horas antes da pool party.

Siga as 6 dicas abaixo e arrase nas piscinas:

  1. Hidrate, hidrate e hidrate! O cabelo loiro, principalmente o descolorido fica muito vulnerável à desidratação. A maioria dos profissionais aconselha hidratações a cada 15 dias, em casa ou no salão. Veja algumas receitas caseiras no final do artigo!
  2. Use cremes com filtro solar em sua composição. E assim como o filtro solar corporal, faça reaplicações depois dos mergulhos.
  3. Existem cremes específicos para neutralizar os danos do cloro e outros agentes químicos das piscinas. Opte pelas marcas sem enxague e aplique antes de cair na água.
  4. Antes de ir nadar molhe os cabelos na água corrente, isso evitará que os fios absorvam uma maior quantidade de cloro e Sulfato de Cobre. E, assim que sair da piscina dê mais uma passadinha na ducha, assim você já retira o excesso de agentes químicos.
  5. Os xampus com pigmento violeta, próprios para cabelos loiros, além de conservar a cor podem ser usados para prevenção do esverdeado.
  6. Essa dica é um pouco mais caseira, mas funciona! Sele os cabelos com vinagre de maçã, isso ajuda a fechar a cutícula dos fios.
Recomendados pra você  Confira as melhores receitas de sucos detox para este verão!

Como já foi citado no item anterior, as praticantes de esportes aquáticos podem optar por modelos de touca impermeável para evitar maiores danos aos fios. Essa dica também serve para morenas, ruivas, lisas e cacheadas. Essas touquinhas realmente protegem os cabelos.

 

Estou com o cabelo verde, e agora?

O primeiro passo é ficar calma, o esverdeado tem solução! Dê uma olhadinha nessas dicas que você pode fazer em casa mesmo:

  • O vinagre de maçã é um ótimo amigo das loiras. Dilua ½ copo de vinagre em 1 copo de água, aplique nas madeixas e deixe agir por 10 minutos. Se você preferir, faça a mistura em uma bacia e mergulhe os fios lá dentro. Depois basta lavar normalmente.
  • Molhe o cabelo com leite integral em abundância e espere 20 minutinhos. Enxágue e, é só lavar.
  • Pode até parecer estranho, mas diluir 5 aspirinas em um copo de água morna e passar nas partes esverdeadas do cabelo também pode resolver o problema. Deixe a mistura agir por 15 minutos e lave em seguida.
  • Lave os fios com xampu anti-resíduos. Este produto abre a cutícula dos fios e permite a saída do Sulfato de Cobre, acabando com a aparência verde. Mas cuidado, justamente por abrir as cutículas, ele resseca o cabelo e, não deve ser utilizado com frequência.
  • Xampu e bicarbonato de sódio. Troque o uso frequente de xampu anti-resíduos pela combinação do produto comum com o bicarbonato. Use 1 colher (sobremesa) para 2 colheres (sopa) de xampu. Aplique sobre os fios e deixe descansar por 15 minutos antes de concluir a lavagem.

Ok, você tentou de tudo, entretanto o aspecto esverdeado teima em permanecer na sua cabeça. Procure um salão de sua confiança.

No salão o profissional especializado irá analisar sua fibra capilar e indicar o tratamento mais adequado. O procedimento mais comum é a matização, para neutralizar a cor e permitir que suas madeixas voltem aos tons loiros.

 

Cabelos loiros cacheados

Se você possui os fios cacheados ou está pensando em abandonar a chapinha e o secador, saiba que os loiros cacheados precisam de um pouco mais de cuidados.

Recomendados pra você  12 dicas de como escolher o biquíni ideal neste verão

Acontece que o fio cacheado não permite que a oleosidade da raiz vá até as pontas. Dessa forma, as madeixas enroladas sofrem mais com o ressecamento.

Os cuidados que você deve tomar, além de todos os que já foram citados acima são:

  • Utilize óleos de silicone como reparadores de pontas.
  • Esteja com o corte sempre em dia, para as pontinhas ressecadas não aparecerem.
  • Compre produtos com um alto poder de hidratação e vá testando até que você ache o ideal.
  • Nunca deixe de passar o leave-in ou creme de pentear para finalizar os fios, isso impede o ressecamento e controla o frizz.

 

Receitas para hidratação caseira dos cabelos loiros

hidratação-cabelos-loirosUm dos maiores segredos para evitar o aspecto esverdeado nas madeixas douradas é mantê-las sempre hidratadas.

Outro ponto fundamental é dar uma pausa no secador e na chapinha. O calor degrada bastante a cabeleira.

Veja algumas receitas caseiras para deixar os fios mais sedosos:

Creme de abacate e mel

Essa receita é bem simples, você só vai precisar de ½ abacate e 2 colheres (sopa) de mel.

Bata os dois ingredientes no liquidificador e aplique sobre os fios após o xampu (pode ser o anti-resíduos). Utilize uma touca térmica ou uma toalha aquecida por 20 minutos. Enxague bem e deixe secar ao natural.

Creme de banana

Para estre creme de tratamento você precisará de 1 banana nanica, 1 colher (sopa) de azeite e 1 colher (sopa) de mel.

Amasse a banana juntamente com o azeite e o mel, até formar uma pasta. Aplique a mistura sobre os fios úmidos (já lavados com xampu).

O tempo de ação do tratamento é de 30 minutos, a temperatura ambiente mesmo. Depois é só lavar normalmente.

Creme de iogurte, azeite e mel

Deu pra notar que azeite e mel são dois itens que não podem mais faltar na sua lista de compras. A receita nº 3 leva ½ copo de iogurte natural, 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de azeite e 2 colheres (sopa) do seu creme de hidratação favorito.

É só misturar os ingredientes e passar sobre as madeixas ainda molhadas (lave antes com xampu). Espere 30 minutos e, enxágue com água morna até retirar todo o creme.

Creme de abóbora e iogurte

Esta última receita é um pouco mais elaborada. Você vai precisar cozinhar 200g de abóbora sem casca e cortada em cubinhos. Jogue a água do cozimento fora e amasse os pedaços até que forme um purê de abóboras.

Acrescente 1 pote de iogurte natural no purê e misture bem. Passe a pasta nos cabelos úmidos e deixe agir por 20 minutinhos.

Retire o creme com água corrente e faça a lavagem completa dos fios, com xampu e condicionador.

Mantenha seus cabelos loiros hidratados e lindos por todo o verão. E não tenha mais receio de entrar na piscina, xô cabelos verdes!

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com as amigas de madeixas douradas. Tem mais alguma dica para evitar o esverdeado após a piscina? Deixe um cometário.

[bar group=”21″]

Comentários

comentários

About The Author

O Blog do Rosa Verão tem como objetivo ajudar suas clientes com dicas de roteiros, praias, dietas, viagens, oferecendo qualidade em informação. Os biquínis da marca também seguem um rigoroso controle de qualidade, afim de garantir as clientes conforto e beleza. Conheça mais sobre nossos produtos em www.rosaverao.com.br