
Se pessoas correndo em parques, ruas e calçadões parece algo impossível de replicar para você, é hora de rever seus conceitos. A corrida é uma das atividades físicas mais completas para o corpo, proporcionando inúmeros benefícios inclusive no humor.
A prática regular da corrida melhora muito o condicionamento aeróbico e aumenta a atividade de hormônios e enzimas que fazem o coração trabalhar melhor. Mais que um simples exercício, correr se transforma num estilo de vida que leva ao contato com a natureza, a conhecer pessoas e a diminuir o estresse diário.
Sete dicas para começar a correr
Sair da inércia e do sedentarismo já é um grande ganho para a saúde, mas investir numa atividade de alto impacto por trazer benefícios adicionais. Já foi comprovado que correr mais de 80 km semanais aumenta muito o bom colesterol, também chamado de HDL. Junto a isso há também a queima de gordura e diminuição dos riscos de ataques cardíacos.
O bom funcionamento de todo o organismo depende da capacidade do coração bombear oxigênio para todos os músculos do corpo, de forma contínua e intensa. Esse condicionamento fortalece as ações dos órgãos, músculos, sangue e de todo o restante, para assimilar melhor as vitaminas e sais minerais ingeridos para uma boa saúde.
Separamos sete dicas para começar agora mesmo a correr e poder usufruir de todos os benefícios dessa atividade física:
1 – Dê o primeiro passo
Procure um médico para saber suas condições físicas atuais e entender como seu corpo vai reagir ao começar a correr. E não fique postergando o início da corrida, comece já!
2 – Crie um hábito
Não basta correr um dia e não manter um padrão cotidiano para isso. O bom funcionamento do organismo depende de uma contínua ação física. Correr em média três vezes por semana faz com que o corpo seja regulado para a atividade e fique estimulado, criando uma rotina.
3 – Tênis e roupas adequadas
É fundamental o uso de um tênis apropriado para corrida, que tenha amortecedores para evitar lesões nos joelhos e tendões. As roupas também precisam ser específicas, com tecidos especiais e mais leves, que permitam que o corpo possa respirar.
4 – Faça pausas
Não há nenhum problema em fazer pausas para descansar. O importante é que a Frequência Cardíaca Máxima fique dentro do esperado e não ultrapasse o limite. Comece a caminhar ou pare para tomar uma água de coco, que vai hidratar o corpo. Depois que estiver tudo estabelecido, volte a correr até o tempo determinado.
5 – Escolha um horário sem sol
Aproveite o início da manhã ou o fim da tarde para correr e evite horários de pico de sol. O calor excessivo vai prejudicar radicalmente a qualidade de sua corrida, provocando desidratação, possíveis queimaduras e até mesmo insolação.
6 – Corra com alguém
Se puder, corra com um amigo para que um estimule o outro a atingir seus objetivos. Além de fazer companhia e terem mais tempos juntos para realizar um benefício em comum, o tempo passará mais rápido.
7 – Monte uma playlist
Correr ouvindo música é um grande incentivo. E a playlist certa para a atividade pode atuar como um coadjuvante para se distrair de eventuais dores e cansaço, melhorando o humor e ajudando na eficiência metabólica.
Encontre as músicas que têm a ver com seu ritmo e siga em frente!
Gostou das informações? Foi útil para você? Então compartilhe nas redes sociais para incentivar mais pessoas a correr!
[bar group=”21″]