7 dicas para começar a correr ainda este ano

Rosa Verão - Coleção 2018 / 2019

Se pessoas correndo em parques, ruas e calçadões parece algo impossível de replicar para você, é hora de rever seus conceitos. A corrida é uma das atividades físicas mais completas para o corpo, proporcionando inúmeros benefícios inclusive no humor.

A prática regular da corrida melhora muito o condicionamento aeróbico e aumenta a atividade de hormônios e enzimas que fazem o coração trabalhar melhor. Mais que um simples exercício, correr se transforma num estilo de vida que leva ao contato com a natureza, a conhecer pessoas e a diminuir o estresse diário.

Sete dicas para começar a correr

Sair da inércia e do sedentarismo já é um grande ganho para a saúde, mas investir numa atividade de alto impacto por trazer benefícios adicionais. Já foi comprovado que correr mais de 80 km semanais aumenta muito o bom colesterol, também chamado de HDL. Junto a isso há também a queima de gordura e diminuição dos riscos de ataques cardíacos.

O bom funcionamento de todo o organismo depende da capacidade do coração bombear oxigênio para todos os músculos do corpo, de forma contínua e intensa. Esse condicionamento fortalece as ações dos órgãos, músculos, sangue e de todo o restante, para assimilar melhor as vitaminas e sais minerais ingeridos para uma boa saúde.

Recomendados pra você  Alimentos não saudáveis ou quase nada nutritivos que nos enganam nas prateleiras do mercado

Separamos sete dicas para começar agora mesmo a correr e poder usufruir de todos os benefícios dessa atividade física:

1 – Dê o primeiro passo

Procure um médico para saber suas condições físicas atuais e entender como seu corpo vai reagir ao começar a correr. E não fique postergando o início da corrida, comece já!

2 – Crie um hábito

Não basta correr um dia e não manter um padrão cotidiano para isso. O bom funcionamento do organismo depende de uma contínua ação física. Correr em média três vezes por semana faz com que o corpo seja regulado para a atividade e fique estimulado, criando uma rotina.

3 – Tênis e roupas adequadas

É fundamental o uso de um tênis apropriado para corrida, que tenha amortecedores para evitar lesões nos joelhos e tendões. As roupas também precisam ser específicas, com tecidos especiais e mais leves, que permitam que o corpo possa respirar.

4 – Faça pausas

Não há nenhum problema em fazer pausas para descansar. O importante é que a Frequência Cardíaca Máxima fique dentro do esperado e não ultrapasse o limite. Comece a caminhar ou pare para tomar uma água de coco, que vai hidratar o corpo. Depois que estiver tudo estabelecido, volte a correr até o tempo determinado.

Recomendados pra você  Como a drenagem linfática pode ajudar você a se preparar para o verão

5 – Escolha um horário sem sol

Aproveite o início da manhã ou o fim da tarde para correr e evite horários de pico de sol. O calor excessivo vai prejudicar radicalmente a qualidade de sua corrida, provocando desidratação, possíveis queimaduras e até mesmo insolação.

6 – Corra com alguém

Se puder, corra com um amigo para que um estimule o outro a atingir seus objetivos. Além de fazer companhia e terem mais tempos juntos para realizar um benefício em comum, o tempo passará mais rápido.

7 – Monte uma playlist

Correr ouvindo música é um grande incentivo. E a playlist certa para a atividade pode atuar como um coadjuvante para se distrair de eventuais dores e cansaço, melhorando o humor e ajudando na eficiência metabólica.

Encontre as músicas que têm a ver com seu ritmo e siga em frente!

Gostou das informações? Foi útil para você? Então compartilhe nas redes sociais para incentivar mais pessoas a correr!

[bar group=”21″]

Comentários

comentários

Sobre o Autor

O Blog do Rosa Verão tem como objetivo ajudar suas clientes com dicas de roteiros, praias, dietas, viagens, oferecendo qualidade em informação. Os biquínis da marca também seguem um rigoroso controle de qualidade, afim de garantir as clientes conforto e beleza. Conheça mais sobre nossos produtos em www.rosaverao.com.br