
O grego Hipócrates (460 a.C. a 370 a.C.), considerado pai da medicina, foi o primeiro a preconizar que nós somos aquilo que comemos.
Mais de dois milênios depois, essa afirmação se torna cada dia mais verdadeira.
A alimentação, aquilo que consumimos, tem como única finalidade biológica fornecer aos nossos corpos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.
É bem verdade que ao longo do tempo se multiplicaram as especialidades culinárias e as deliciosas iguarias que o mercado oferece ao consumidor.
No entanto, o grande debate atual se desenvolve em torno dos benefícios e malefícios da boa ou da má alimentação, que são as causas de um corpo saudável ou um corpo doente.
Qual a finalidade nutricional dos refrigerantes?
O ideal seria que, ao longo do dia, consumíssemos apenas os alimentos que fornecem os nutrientes que o nosso corpo necessita.
Sabemos que, com a vida corrida, cheia de compromissos e tentações do homem do século XXI, é muito difícil seguir rigorosos manuais de alimentação. Sendo assim, o que nos resta é buscar conhecer bem aquilo que nos faz mal e deixar os adversários da boa saúde fora da dieta.
Antes de pensar nos malefícios trazidos pelo consumo de refrigerantes, convém buscarmos entender o que essa iguaria oferece em nutrientes ao nosso corpo.
Somados todos os benefícios e nutrientes encontrados nos refrigerantes o resultado é igual a “zero”, simplesmente porque os refrigerantes não possuem valor nutricional.
Essa já é uma ótima razão para evitar o consumo dos refrigerantes, mas é apenas uma delas, porque se não acrescenta nada ao corpo, os prejuízos são gigantescos. Vejamos.
Os riscos de consumir refrigerantes
1 – Obesidade
Pesquisadores de Harvard realizaram estudo através do qual identificaram que para cada porção de refrigerante consumida, aumenta o risco de obesidade 1,6 vezes.
2 – Cafeína
Substância presente na maior parte dos refrigerantes, a cafeína, consumida em excesso, está associada a alguns tipos de câncer e nódulos mamários, entre outros problemas.
3 – Morte diet
Você já ouviu falar em aspartame? É uma substância usada nos refrigerantes diet, substituindo o açúcar, que consegue ser bem mais nociva do que ele, estando relacionada a quase uma centena de problemas de saúde, como tumores cerebrais, diabetes, distúrbios emocionais, convulsões e esclerose múltipla.
4 – Ácido Fosfórico
Essa substância, encontrada nos refrigerantes, reduz a capacidade do corpo de absorver cálcio, contribuindo para o amolecimento dos ossos, cavidades e osteoporose, além de retardar a digestão e impedir a absorção de nutrientes. Em outras palavras, péssima ideia acompanhar as refeições de refrigerante.
5 – Açúcar
Em cada lata de refrigerante está presente o equivalente a dez colheres de chá de açúcar, o que contribui de forma entusiasmada para a hiperglicemia, que está na origem de problemas como obesidade e diabetes.
Conclusão
Essas são apenas algumas das razões para você ficar bem longe do refrigerante, que, além de tudo, contribui para o aparecimento da celulite, não mata a sede, não nutre o corpo, não traz energia e ainda faz você engordar.
Logo, se estiver pensando em deixar o corpo mais bonito para o próximo verão, parar com o “refri” é o primeiro passo.
Gostou do que leu? Então aproveite e siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram! Lá, sempre postamos conteúdo interessante para você!
[bar group=”21″]