Kefir de água: Como cultivar e porque é tão saudável

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é kefir? Já experimentou? Kefir são grãos que contêm probióticos e podem ser cultivados na água ou leite. Produz uma bebida nutritiva, que faz muito bem ao sistema digestivo. De origem turca, a palavra kefir diz tudo sobre esse alimento: bem-estar ou sentir-se bem. A história sobre a origem do kefir diz que os grãos foram um presente de Alá aos habitantes da região do Cáucaso, há milhares de anos. Assim, o kefir passou a ser cultivado pelos turcos como um grão abençoado da vida.

Colocado no leite, o kefir é semelhante a um buquê de couve-flor. Na água, adquire uma forma parecida a minúsculos cristais de cor caramelo, devido à cor do açúcar mascavo. O ciclo de vida do kefir é infinito, desde que mantidas as condições ideais do processo de fermentação. O segredo, portanto, é saber cultivar o kefir para usufruir continuamente os benefícios dessa bebida para a saúde.

Por que o kefir de água faz bem à saúde?

O kefir faz bem às pessoas, em geral, mas tem um efeito muito benéfico a pessoas que fazem tratamentos contra doenças cardiovasculares, respiratórias, hipertensão, mau funcionamento do sistema digestivo, câncer, entre outras. O kefir é uma colônia com mais de 30 tipos de leveduras (bactérias), resistentes, que povoam o intestino e melhoram o processo digestivo.

Recomendados pra você  Dicas de dieta para redução de celulite

Entre as várias substâncias benéficas do kefir (vitaminas, sais minerais, enzinas e aminoácidos) podemos destacar o triptofano, aminoácido que auxilia no tratamento de problemas que afetam o sistema nervoso e psíquico, como o estresse e a depressão.

Como cultivar o kefir de água?

Para preparar um litro de kefir de água você deve aquecer 250 ml de água para dissolver ¼ xícara de açúcar mascavo (também pode usar rapadura). Após dissolver o açúcar, acrescente 750 ml de água filtrada ou mineral. Adicione três ou quatro colheres (sopa) de kefir.
Tampe o recipiente com tecido bem fino ou papel toalha. Coloque-o em um local protegido da luz, em temperatura ambiente. Após o prazo de fermentação, coe o líquido. A bebida está pronta para consumo. Dica: a água com açúcar poderá ser substituída por suco de frutas ou água de coco.

Os grãos de kefir serão reaproveitados. Portanto, repita todo o processo para produzir a bebida. Na temperatura ambiente a bebida poderá ser armazenada por até 4 dias. Na geladeira, a validade é de até 21 dias e, no freezer, o prazo é de até três meses.

Recomendados pra você  Porque dietas para emagrecer em 7 dias nunca funcionam

Como conservar a produção de kefir?

Os grãos de kefir só precisam ser lavados uma vez por semana. Como o ciclo de reprodução é contínuo, ao atingir uma quantidade maior os grãos poderão ser armazenados no freezer para ser doados a outras pessoas, pois o kefir não é um produto comercializável (pesquisando sobre o assunto, você encontrará várias comunidades na internet que compartilham informações e doam grãos).

Quem já tem o hábito de ingerir kefir, costuma beber até 1 litro por dia. Para os iniciantes, recomenda-se um copo ao dia, aumentando a quantidade gradativamente. O kefir de água também pode ser usado no preparo de sucos e chás. Para o verão, o kefir de água é uma excelente bebida para nutrir, hidratar e fortalecer as defesas do organismo. Experimente!

Gostou dessa dica sobre o cultivo de kefir em água? Compartilhe e leia outros posts no blog!

 

Comentários

comentários