Kefir de água: Como cultivar e porque é tão saudável

Rosa Verão - Coleção 2018 / 2019

Você sabe o que é kefir? Já experimentou? Kefir são grãos que contêm probióticos e podem ser cultivados na água ou leite. Produz uma bebida nutritiva, que faz muito bem ao sistema digestivo. De origem turca, a palavra kefir diz tudo sobre esse alimento: bem-estar ou sentir-se bem. A história sobre a origem do kefir diz que os grãos foram um presente de Alá aos habitantes da região do Cáucaso, há milhares de anos. Assim, o kefir passou a ser cultivado pelos turcos como um grão abençoado da vida.

Colocado no leite, o kefir é semelhante a um buquê de couve-flor. Na água, adquire uma forma parecida a minúsculos cristais de cor caramelo, devido à cor do açúcar mascavo. O ciclo de vida do kefir é infinito, desde que mantidas as condições ideais do processo de fermentação. O segredo, portanto, é saber cultivar o kefir para usufruir continuamente os benefícios dessa bebida para a saúde.

Por que o kefir de água faz bem à saúde?

O kefir faz bem às pessoas, em geral, mas tem um efeito muito benéfico a pessoas que fazem tratamentos contra doenças cardiovasculares, respiratórias, hipertensão, mau funcionamento do sistema digestivo, câncer, entre outras. O kefir é uma colônia com mais de 30 tipos de leveduras (bactérias), resistentes, que povoam o intestino e melhoram o processo digestivo.

Recomendados pra você  Como deixar a barriga chapada para arrasar com seu biquíni no Verão

Entre as várias substâncias benéficas do kefir (vitaminas, sais minerais, enzinas e aminoácidos) podemos destacar o triptofano, aminoácido que auxilia no tratamento de problemas que afetam o sistema nervoso e psíquico, como o estresse e a depressão.

Como cultivar o kefir de água?

Para preparar um litro de kefir de água você deve aquecer 250 ml de água para dissolver ¼ xícara de açúcar mascavo (também pode usar rapadura). Após dissolver o açúcar, acrescente 750 ml de água filtrada ou mineral. Adicione três ou quatro colheres (sopa) de kefir.
Tampe o recipiente com tecido bem fino ou papel toalha. Coloque-o em um local protegido da luz, em temperatura ambiente. Após o prazo de fermentação, coe o líquido. A bebida está pronta para consumo. Dica: a água com açúcar poderá ser substituída por suco de frutas ou água de coco.

Os grãos de kefir serão reaproveitados. Portanto, repita todo o processo para produzir a bebida. Na temperatura ambiente a bebida poderá ser armazenada por até 4 dias. Na geladeira, a validade é de até 21 dias e, no freezer, o prazo é de até três meses.

Recomendados pra você  Dieta Dash conheça a nova tendência para emagrecer

Como conservar a produção de kefir?

Os grãos de kefir só precisam ser lavados uma vez por semana. Como o ciclo de reprodução é contínuo, ao atingir uma quantidade maior os grãos poderão ser armazenados no freezer para ser doados a outras pessoas, pois o kefir não é um produto comercializável (pesquisando sobre o assunto, você encontrará várias comunidades na internet que compartilham informações e doam grãos).

Quem já tem o hábito de ingerir kefir, costuma beber até 1 litro por dia. Para os iniciantes, recomenda-se um copo ao dia, aumentando a quantidade gradativamente. O kefir de água também pode ser usado no preparo de sucos e chás. Para o verão, o kefir de água é uma excelente bebida para nutrir, hidratar e fortalecer as defesas do organismo. Experimente!

Gostou dessa dica sobre o cultivo de kefir em água? Compartilhe e leia outros posts no blog!

[bar group=”21″]

 

Comentários

comentários

About The Author

O Blog do Rosa Verão tem como objetivo ajudar suas clientes com dicas de roteiros, praias, dietas, viagens, oferecendo qualidade em informação. Os biquínis da marca também seguem um rigoroso controle de qualidade, afim de garantir as clientes conforto e beleza. Conheça mais sobre nossos produtos em www.rosaverao.com.br