
Você com certeza já deve ter ouvido falar em jejum intermitente, uma técnica muito utilizada para o processo de emagrecimento. O jejum intermitente, antes de tudo, não é uma dieta, mas sim uma metodologia utilizada há bastante tempo para perder peso de maneira mais rápida.
É seguro?
A prática já causou muita polêmica entre nutricionistas e praticantes desse estilo de vida, já que o seu princípio se resume a comer apenas quando se está com fome, enquanto os profissionais nutricionistas aconselham comer de três em três horas, religiosamente.
Dessa forma, o jejum intermitente consiste em adequar a alimentação, isto é, escolher sempre por alimentos saudáveis, e comer apenas quando a fome aparecer e se tornar impossível de aguentar. As vantagens desse método, muito utilizado até mesmo pelas famosas, é emagrecer mais rápido e perder gordura acumulada no corpo somente a partir da regulação dos horários.
Quais as vantagens deste método?
De acordo com os praticantes do jejum intermitente, as vantagens desse método é a perda de peso e também o maior controle sobre a alimentação, já que se come apenas o necessário para suprir as necessidades diárias do corpo. Alguns afirmam ainda que, praticar o jejum aumenta a disposição para outras atividades, já que o corpo se vê livre da dependência dos alimentos mais gordurosos, os quais atrapalham o metabolismo e até mesmo a concentração.
Para quem deseja praticar o jejum intermitente, é importante saber que não dá para começar da noite para o dia, pois é necessário um processo de preparação. Além disso, se você tem uma alimentação desregrada e que não é nada saudável, é preciso mudar os seus hábitos alimentares antes de começar.
Como começar?
A primeira e mais importante adaptação que você deve fazer é reduzir o consumo de carboidrato como arroz, pães e macarrão. Isso porque os carboidratos são os principais responsáveis por fazer com que você sinta fome mais vezes por não proporcionarem a sensação de saciedade. Depois que você se acostumar a comer menos carboidrato, conseguirá perceber que as seis refeições diárias não são necessárias.
Após notar que já conseguiu diminuir consideravelmente o consumo de carboidratos no dia a dia, está na hora de começar a cortar os açúcares. Esse também é um passo difícil, mas com um pouco de persistência você consegue. Comece a tomar café, sucos e chás sem açúcar. No começo vai ser difícil, mas tudo é uma questão de costume e, com o passar do tempo você se acostuma. Assim, conseguirá baixar os níveis de insulina em seu corpo, fazendo com que a vontade de comer frequentemente desapareça.
Depois de fazer essas alterações, você pode começar o jejum intermitente. Não existe uma regra para fazer o jejum, o que permite a adequação ao seu dia a dia.
Quanto tempo de jejum?
De modo geral, o jejum intermitente consiste em ficar 16 horas seguidas em jejum e ter as 8 horas seguidas livres para se alimentar. Nesse intervalo das oito horas você pode almoçar e jantar e ainda comer entre uma refeição ou outra se sentir fome. Existe também o jejum de 24 horas, e o de 36 horas.
Por fim, vale lembrar que todos os tipos de jejum devem ser orientados por um profissional para que você não sofra tanto e também não prejudique sua saúde, que é o principal. Além disso, vale ressaltar que o jejum intermitente só irá ajudar a emagrecer se você comer alimentos saudáveis que não ultrapassem a quantidade de calorias que o seu corpo necessita.
Quer ficar por dentro de outras dicas como essa? Então basta nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
[bar group=”21″]