Alimentação no inverno: por que sentimos mais fome?

Rosa Verão - Coleção 2018 / 2019

Os dias mais frios do ano estão chegando e trazendo consigo aquela mudança característica da alimentação no inverno. É tempo de tomar caldos, chocolate quente, canjica e muitas outras delícias para se manter aquecido.

Também é frequente nos perguntarmos: por que comemos muito mais no inverno que no verão? E mais: comemos pior, investindo em alimentos calóricos e gordurosos.

Para entender melhor a razão disso tudo e aprender como lutar contra todas essas tentações, não deixe de ler a postagem de hoje. Você vai se surpreender com as razões por trás disso tudo!

Por que sentimos mais fome no inverno, afinal?

Essa reação é muito comum e pode ser explicada pela própria ciência. O aumento da fome acontece em resposta a um gasto calórico maior, já que seu corpo precisa trabalhar um pouco mais para manter a temperatura corpórea constante.

Ainda assim, não temos um inverno tão rigoroso no Brasil que justifique comer tanto, não é mesmo? Isso significa que essa reação pode até ser verdade, mas apenas em partes.

Somado a isso, existe um outro fator: comer mais pode provocar uma sensação de bem-estar, que pode ser viciante. Logo depois que comemos, o corpo produz calor para digerir os alimentos, uma sensação muito gostosa, principalmente nesse período, já que traz conforto. Entretanto, isso não tem nada a ver com a necessidade de repor energia.

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Reflexos

O resultado disso pode não ser nada favorável, então, é bom tomar cuidado. O colesterol ruim, por exemplo, pode aumentar nesse período, motivo que já levanta um alerta. Nesse tempo, muitas pessoas deixam de praticar atividades físicas, pois a maioria fica mais reclusa nos dias mais frios.

Como ficamos menos tempo expostos ao sol, os níveis de vitamina D também costumam diminuir, influenciando diretamente na qualidade da sua saúde. Essa combinação, como você deve imaginar, coloca muitas pessoas em um grupo de risco, aumentando as chances de doenças cardiovasculares e diabetes.

Como lidar com a alimentação no inverno?

Para não sofrer com esse cenário, nada melhor que saber como agir nesse tipo de situação, não é mesmo? Veja algumas dicas que levantamos:

Fuja das tentações

Ficar tentado é meio caminho andado para consumar uma atitude ruim para o corpo. Por essas e outras, é melhor nem se submeter a esse tipo de situação, fugindo de todas essas iguarias de alimentação no inverno. Para completar, combinações “perfeitas”, como filme e dias frios, também devem ser evitadas.

Mastigue mais

Aumentar a quantidade de mastigações é outro método que pode fazer com que você tenha mais prazer e satisfação com esse alimento, reduzindo a necessidade de comer em maior quantidade.

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A mastigação é um processo importantíssimo para que seu corpo entenda que você já comeu e, portanto, pode ficar satisfeito.

Inclua fibras

As fibras aumentam a saciedade e ajudam a conter aquele apetite incontrolável, sendo uma ótima alternativa. Elas podem ser consumidas nos próprios alimentos ou ainda como uma porção solúvel.

Aposte nos alimentos certos

Não tem como fugir: as saladas e as frutas são ótimas aliadas e devem fazer parte da alimentação no inverno também. Aposte nesses alimentos cozidos, refogados ou crus mesmo, pois, assim, você garante os nutrientes necessários e dá aquela tradicional “forrada” antes do prato principal.

Beba água

A hidratação é importantíssima nos períodos mais frios e é importante manter o nível dos 2 litros diários. Caso a ingestão esteja difícil, não deixe de apostar em outras saídas, como os chás (o chá verde pode ser uma ótima pedida, por exemplo).

Depois de entender um pouco melhor os motivos de sentirmos mais fome nesse período, não deixe de cuidar da alimentação no inverno. Esse é um cuidado que faz toda a diferença para o seu organismo e que vai fazer com que você se sinta melhor com seu próprio corpo.

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