Como planejar uma viagem internacional

Rosa Verão - Coleção 2018 / 2019

Para fazer uma viagem ao exterior é preciso tempo e organização, para resolver todas as questões relativas a ela, como passaporte, visto, câmbio de moedas e até aprendizagem básica da língua.

Quando a viagem é organizada com antecedência, é possível conseguir economizar em passagens aéreas e pacotes turísticos, fazer parcelamentos mais vantajosos e juntar dinheiro para não ficar desesperado com o cartão de crédito na volta.

Cinco passos para uma viagem bem sucedida

A organização da viagem pode ser mais burocrática do que divertida, mas para que tudo dê certo no destino escolhido, a dedicação a essa etapa inicial é fundamental. Está-se tendo dificuldade em saber por onde começar, separamos cinco dicas para resolver tudo sem estresses:

1 – Escolher o Destino

A escolha do destino é o primeiro passo rumo à viagem dos sonhos. Mas nem sempre aquele país desejado está dentro do orçamento disponível e é preciso avaliar bem as possibilidades de custear a viagem sem grandes apertos ou se é melhor encontrar alternativas mais viáveis.

Para ter uma estimativa de gastos com o destino escolhido é importante avaliar o custo burocrático para ultrapassar a fronteira, já que alguns países requisitam visto e muitos são pagos. Há ainda o preço das passagens, se haverá custo extra com translado de um país para outro, além da acomodação, comida e lazer.

Recomendados pra você  5 piscinas naturais para você conhecer este ano

A data de embarque também faz muita diferença, pois em épocas de alta estação do local desejado todos os valores aumentam, inclusive da passagem aérea. Se for possível, aproveite a baixa temporada.

2 – Documentação

É impossível fazer uma viagem internacional sem passaporte. Ele é o documento de identificação oficial do viajante dentro de qualquer país e tem validade de cinco anos, que deve ser renovada. Mas para retirá-lo é preciso tempo, já que é necessário preencher um formulário na Polícia Federal, pagar uma taxa de R$ 257,25 e agendar uma data para apresentar os documentos exigidos pessoalmente.

O prazo indicado é de seis dias úteis, mas houve muitos problemas internos que tem atrasado a entrega do documento por meses. Fique atento aos atuais prazos de entrega e procure fazer sempre o documento com bastante antecedência, para dar tempo de organizar todas as outras documentações exigidas.

Já para conseguir o visto é importante verificar como é o critério de entrada para o país desejado. Alguns não exigem o visto, como a maior parte dos países europeus e do MERCOSUL, e para outros há uma série de pré-requisitos, como americano. O visto é feito na Embaixada ou Consulado do país e eles não tem obrigação de aceitar ou justificar recusas. Portanto, fique atendo a documentação.

Recomendados pra você  Como cuidar do cabelo na praia

3 – Passagem e estadia

Comprar a passagem ou pacote com antecedência mínima de seis meses garante um bom desconto e mais opções de acomodações. Em geral, fechar com agências de viagem é mais em conta, já que elas conseguem uma boa margem de desconto e parcelamento. Sem contar que uma agência bem posicionada no mercado pode indicar as melhores hospedagens e roteiros, com segurança.

4 – Dinheiro

Para evitar surpresas ruins na viagem, o mais indicado é levar uma parte do dinheiro em espécie e outra disponível em cartão de crédito e débito. Isso ajuda a não andar com muito dinheiro pelas ruas do país e perder tudo se for roubado.

5 – Compras

É irresistível comprar produtos estrangeiros e até no duty free, mas é importante ficar atento às liquidações e outlets, que oferecem bons preços. Mas cuidado: há um limite máximo permitido pela Receita Federal do valor das compras internacionais, que incluem o que foi comprado no duty free. Se houver excessos, o viajante paga uma salgada multa de 50% do valor do que foi comprado.

Gostou das informações? Então compartilhe em suas redes sociais e curta nossa página para obter nosso conteúdo!

[bar group=”21″]

Comentários

comentários

Sobre o Autor

O Blog do Rosa Verão tem como objetivo ajudar suas clientes com dicas de roteiros, praias, dietas, viagens, oferecendo qualidade em informação. Os biquínis da marca também seguem um rigoroso controle de qualidade, afim de garantir as clientes conforto e beleza. Conheça mais sobre nossos produtos em www.rosaverao.com.br