
Com exceção dos períodos de muito frio, frequentar a praia é gostoso em qualquer época do ano. Ainda mais no Carnaval, quando o verão está no auge, muitas famílias estão curtindo o final das férias e recarregando as baterias para retomar os trabalhos do ano com ainda mais pique.
Contudo, em qualquer período e principalmente no Carnaval, os cuidados na praia devem ser redobrados no intuito de aumentar a segurança da família. Inclusive quando se viaja com os filhos pequenos.
Assim, o Corpo de Bombeiros de São Paulo concede algumas orientações para que o cuidado ampliado e os momentos de alegria não sejam abruptamente interrompidos por nenhum susto:
Guarda-Vidas
Eles estão espalhados pela praia e tem a missão de salvar e prevenir vidas do risco de afogamento. Também prestam esclarecimentos para quem se encontra perdido e principalmente para reencontrar aqueles que se perderam – principalmente crianças que fogem da atenção dos pais.
Lugares Seguros
Antes de se divertir, pergunte sempre para o guarda-vidas qual o local mais seguro para nadar e quais os riscos que ele oferece. Existem algumas maneiras de identificar as áreas seguras da praia. Os guarda-vidas colocam placas orientadoras com cores distintas.
A cor verde indica que o mar é propício a banho e nado. A cor amarela significa que o banhista deve tomar cuidado por alguma razão, e zelar principalmente pela segurança dos filhos. A vermelha, por sua vez, indica perigo.
Se beber, jamais vá para a água
A bebida alcoólica, como já é de conhecimento, enfraquece mais o corpo, pois além da desidratação que o álcool provoca, também diminui a força, a velocidade, a capacidade respiratória e muscular. Por isso quando alguém resolve entrar no mar ou na piscina após ingerir um pouco de álcool, corre o risco de afogamento.
Se comer, nada de praia
Brincar ou nadar no mar pode provocar congestão.
Fique longa das pedras
Brincar ou nadar próximo de pedras e áreas costeiras, pode aumentar o risco de afogamento em razão das correntezas que arrastam a pessoa para longe, dificultando o socorro.
Pulseiras de identificação
Cuidado ao chegar à praia com seus filhos e outras crianças. Primeiramente, retire com o guarda-vidas as pulseiras de identificação. Preencha-a com os nomes completos, telefone de contato e coloque-a no braço da criança. Se o seu filho(a) se perder, esta pulseira vai ajudar ao guarda-vidas a reencontrá-la, sendo que se também alguém a achar, poderá entrar em contato com seus pais.
Nada de objetos flutuantes
Boias e colchões infláveis, que fazem a alegria da garotada, devem ser evitados em áreas da praia com muitas ondas. O movimento brusco da água pode aumentar o risco de colisões com outros banhistas, pranchas e afogamentos.
Cintura
Se for para brincar na água do mar, é sempre bom que esta não passe da cintura do corpo para cima. Assim, não há risco de a correnteza tornar-se um problema ou mesmo do banhista se afogar.
Tudo certo? Só resta aproveitar bastante a praia!
[bar group=”21″]