
É comum que em diversas ocasiões algumas pessoas busquem emagrecer rapidamente, procurando algumas soluções drásticas, como as dietas para emagrecer em sete dias.
Especialmente com a proximidade do verão ou em períodos muito quentes, quando a praia se torna a melhor opção a busca por um corpo perfeito aumenta. Isto faz com que um número ainda maior de pessoas optem por dietas para emagrecer em sete dias.
No entanto, estas dietas que buscam o emagrecimento muito rápido dificilmente se provam eficientes. Ao contrário, muitas vezes os efeitos deste tipo de dieta podem ser mais prejudiciais do que benéficos ao corpo.
Efeito Sanfona
Um dos principais problemas causados pelas dietas que prometem emagrecimento em sete dias é o efeito sanfona. Este efeito é a alternância, incontrolada, entre perda de peso e aumento de peso consecutivamente.
A principal causa deste efeito é que o corpo, ao consumir menos calorias, passa a reter mais gorduras e assim, ao final da dieta, volta a ganhar peso e contribui para o efeito sanfona.
Outro problema deste tipo de dieta é o curto período de duração, sem uma rotina alimentar. Desta forma, após os sete dias de dieta a pessoa volta a seus velhos hábitos alimentares, consumindo mais calorias e ganhando peso rapidamente, podendo resultar em um peso final maior do que o anterior.
Prejuízos ao organismo
Outro grande problema causado por dietas que prometem o rápido emagrecimento é o grande prejuízo que podem gerar ao organismo. Isto porque na maioria das vezes a busca por um emagrecimento rápido pode gerar um consumo muito baixo das calorias e nutrientes necessários ao corpo.
Na maioria dos casos estas dietas são elaboradas por pessoas que não são profissionais, ou seja, não possuem o conhecimento nutricional necessário para elaborar uma dieta. Desta maneira, as dietas podem possuir um número insuficiente de nutrientes, prejudicando o organismo e gerando prejuízos ao corpo.
Assim, apostar em dietas que buscam o emagrecimento em sete dias ou períodos muito curtos, além de ineficiente pode ser muito prejudicial, resultando em problemas maiores do que a perda de peso.
Reeducação alimentar
Ao invés de se buscar o emagrecimento em sete dias por meio de dietas milagrosas, o melhor a se fazer é buscar a reeducação alimentar. Embora a perda de peso possa ser mais demorada e os efeitos da reeducação alimentar demorem a ser vistos, quando notados serão permanentes, diminuindo muito o risco do efeito sanfona.
A reeducação alimentar também se prova mais eficiente, pois não haverá um período específico, com a pessoa passando a se alimentar de maneira correta por toda a vida. Assim, alimentando-se corretamente, será possível se manter no peso ideal, sem voltar a se preocupar com dietas.
Além disso, uma alimentação regulada e saudável proporcionará não apenas um corpo mais bonito, mas também muito mais saudável. No entanto, é importante que se consulte um nutricionista para uma dieta ideal, evitando cometer o mesmo erro das dietas criadas por pessoas que não conhecem a importância dos valores nutricionais, consumindo sempre os nutrientes necessários para se manter uma dieta e um corpo mais saudável.
Este artigo foi útil para entender como conseguir um corpo melhor para o verão e utilizar suas roupas de praia com mais eficácia? Deixe seus comentários e confira outras postagens para conferir ainda mais.
Fonte: anutricionista.com
[bar group=”21″]