6 opções de thermas para conhecer pelo Brasil

Rosa Verão - Coleção 2018 / 2019

As águas termais também conhecidas como minerais são originárias da superfície, mas que se infiltram no subsolo através de falhas geológicas e que podem atingir grande profundidade. Por suas características especiais, diferentes de córregos e rios, elas acabam adquirindo sais vindos de rochas e outros segmentos, além de possuir uma temperatura natural maior e um PH mais alcalino.

O Brasil possui uma boa variedade de águas termais, especialmente concentradas em cidades no Centro-Oeste e Sudeste. Além dos benefícios à saúde, as termas são belas e um ótimo local para levar a família e aproveitar a folga, em qualquer época do ano.

Termas Brasileiras

Há vários tipos de águas termais e que são distinguidas pelas suas composições químicas como oligominerais sulfatadas, sulfurosas, ferruginosas, radioativas, cloretadas etc. E pela presença de composições mistas variadas, as águas podem apresentar cores e sabores diferenciados.

As cidades brasileiras que possuem termas oferecem aos visitantes uma variedade de águas que são indicadas para inúmeras enfermidades. Problemas como insônia, reumatismo, hipertensão e artrite são alguns dos que podem ser amenizados e até curados por esses tipos de águas.

Selecionamos seis cidades brasileiras que possuem, além de ótimas águas termais, uma excelente estrutura turística como balneários, spas, resorts, hotéis e clubes, com terapias hidrotermais e muita diversão.

1 – Rio Quente e Caldas Novas – GO

Conhecido como o Circuito das Águas Quentes, as cidades de Caldas Novas e Rio Quente são tão próximas e semelhantes que parecem apenas uma. Distante 170 quilômetros da capital Goiânia, as duas juntas possuem o maior complexo de águas termais do mundo.

Recomendados pra você  4 tipos de produtos para o cuidado com a pele no sol

Há praias artificiais feitas só com águas termais como a Praia do Cerrado, do Bikini e dos Sonhos, um rio, parques aquáticos, além de uma grande variedade de piscinas e fontes de todos os tamanhos e intuitos, sempre com temperatura alta.

A cidade de Rio Quente também dá nome ao único rio de águas quentes do mundo e foi emancipada de Caldas Novas em 1988. Na cidade está a antiga Pousada do Rio Quente, que hoje é um resort, e o Hot Park.

2 – Poços de Caldas – MG

Desde sua fundação, no século XVII, Poços de Caldas tem como principal vocação o turismo hidrotermal. Embora seja um município de Minas Gerais, a cidade está muito próxima a São Paulo e Campinas, oferecendo inúmeros eventos culturais e turísticos durante todo o ano.

Dentre suas atrações turísticas estão as Thermas Antonio Carlos, o Parque José Afonso Junqueira e o teleférico São Domingos.

3 – Águas de São Pedro – SP

No interior Noroeste de São Paulo está a pequena cidade de Águas de São Pedro, menor município do Estado e segundo do país. Com apenas pouco mais de três mil habitantes, a cidade se tornou uma estância hidromineral pelas suas águas de grande valor medicinal em suas várias fontes naturais.

A própria concepção arquitetônica da cidade foi pensada para a exploração das águas medicinais tanto para residências quanto para hidroterapia. Foram construídos hotéis de luxo e até aeroporto para oferecer uma boa infraestrutura turística, que logo levou a cidade ao status de balneário.

Recomendados pra você  Bolsa de praia: Produtos que não podem faltar no seu passeio

Dentre seus pontos turísticos estão a Fonte da Juventude, Thermas Water Park e o Monumento das Águas.

4 – Araxá –MG

A cidade de Araxá é a mais antiga do Triângulo Mineiro e seu povoamento é carregado de história. Além de construções que vão desde a época de sua colonização até vestígios de mamíferos pré-históricos, Araxá tem águas e lamas ricas em minerais e são sulfurosas e radioativas.

Desde 1940, quando inaugurou o seu Complexo Termal, se fortaleceu como um grande centro turístico hidroterápico do país.

5 – Águas de Lindoia – SP

Considerada uma das principais capitais termais do Brasil, Águas de Lindoia possui águas a 28 ºC que formam grandes piscinas de água mineral e um vasto serviço terapêutico. Duchas escocesas e hidromassagens são algumas das opções para os turistas no Balneário Municipal.

Seus principais pontos turísticos são Thermas Water Park Águas de Lindóia, Represa Cavalinho Branco e as inúmeras fontes espalhadas pela cidade.

6 – Gravataí – SC

O município de Gravataí se destaca por possuir uma das melhores termas do mundo. A Estâncias de Águas Hidrominerais de Gravataí se estende a hotéis que se fundem com piscinas coletivas e individuais.

Outra atração de grandes dimensões é o Acquativo, o maior parque hidrotermal de toda a região. Há também muitas opções de ecoturismo que levam a trilhas e cachoeiras.

[bar group=”21″]

Comentários

comentários

Sobre o Autor

O Blog do Rosa Verão tem como objetivo ajudar suas clientes com dicas de roteiros, praias, dietas, viagens, oferecendo qualidade em informação. Os biquínis da marca também seguem um rigoroso controle de qualidade, afim de garantir as clientes conforto e beleza. Conheça mais sobre nossos produtos em www.rosaverao.com.br