
As águas termais também conhecidas como minerais são originárias da superfície, mas que se infiltram no subsolo através de falhas geológicas e que podem atingir grande profundidade. Por suas características especiais, diferentes de córregos e rios, elas acabam adquirindo sais vindos de rochas e outros segmentos, além de possuir uma temperatura natural maior e um PH mais alcalino.
O Brasil possui uma boa variedade de águas termais, especialmente concentradas em cidades no Centro-Oeste e Sudeste. Além dos benefícios à saúde, as termas são belas e um ótimo local para levar a família e aproveitar a folga, em qualquer época do ano.
Termas Brasileiras
Há vários tipos de águas termais e que são distinguidas pelas suas composições químicas como oligominerais sulfatadas, sulfurosas, ferruginosas, radioativas, cloretadas etc. E pela presença de composições mistas variadas, as águas podem apresentar cores e sabores diferenciados.
As cidades brasileiras que possuem termas oferecem aos visitantes uma variedade de águas que são indicadas para inúmeras enfermidades. Problemas como insônia, reumatismo, hipertensão e artrite são alguns dos que podem ser amenizados e até curados por esses tipos de águas.
Selecionamos seis cidades brasileiras que possuem, além de ótimas águas termais, uma excelente estrutura turística como balneários, spas, resorts, hotéis e clubes, com terapias hidrotermais e muita diversão.
1 – Rio Quente e Caldas Novas – GO
Conhecido como o Circuito das Águas Quentes, as cidades de Caldas Novas e Rio Quente são tão próximas e semelhantes que parecem apenas uma. Distante 170 quilômetros da capital Goiânia, as duas juntas possuem o maior complexo de águas termais do mundo.
Há praias artificiais feitas só com águas termais como a Praia do Cerrado, do Bikini e dos Sonhos, um rio, parques aquáticos, além de uma grande variedade de piscinas e fontes de todos os tamanhos e intuitos, sempre com temperatura alta.
A cidade de Rio Quente também dá nome ao único rio de águas quentes do mundo e foi emancipada de Caldas Novas em 1988. Na cidade está a antiga Pousada do Rio Quente, que hoje é um resort, e o Hot Park.
2 – Poços de Caldas – MG
Desde sua fundação, no século XVII, Poços de Caldas tem como principal vocação o turismo hidrotermal. Embora seja um município de Minas Gerais, a cidade está muito próxima a São Paulo e Campinas, oferecendo inúmeros eventos culturais e turísticos durante todo o ano.
Dentre suas atrações turísticas estão as Thermas Antonio Carlos, o Parque José Afonso Junqueira e o teleférico São Domingos.
3 – Águas de São Pedro – SP
No interior Noroeste de São Paulo está a pequena cidade de Águas de São Pedro, menor município do Estado e segundo do país. Com apenas pouco mais de três mil habitantes, a cidade se tornou uma estância hidromineral pelas suas águas de grande valor medicinal em suas várias fontes naturais.
A própria concepção arquitetônica da cidade foi pensada para a exploração das águas medicinais tanto para residências quanto para hidroterapia. Foram construídos hotéis de luxo e até aeroporto para oferecer uma boa infraestrutura turística, que logo levou a cidade ao status de balneário.
Dentre seus pontos turísticos estão a Fonte da Juventude, Thermas Water Park e o Monumento das Águas.
4 – Araxá –MG
A cidade de Araxá é a mais antiga do Triângulo Mineiro e seu povoamento é carregado de história. Além de construções que vão desde a época de sua colonização até vestígios de mamíferos pré-históricos, Araxá tem águas e lamas ricas em minerais e são sulfurosas e radioativas.
Desde 1940, quando inaugurou o seu Complexo Termal, se fortaleceu como um grande centro turístico hidroterápico do país.
5 – Águas de Lindoia – SP
Considerada uma das principais capitais termais do Brasil, Águas de Lindoia possui águas a 28 ºC que formam grandes piscinas de água mineral e um vasto serviço terapêutico. Duchas escocesas e hidromassagens são algumas das opções para os turistas no Balneário Municipal.
Seus principais pontos turísticos são Thermas Water Park Águas de Lindóia, Represa Cavalinho Branco e as inúmeras fontes espalhadas pela cidade.
6 – Gravataí – SC
O município de Gravataí se destaca por possuir uma das melhores termas do mundo. A Estâncias de Águas Hidrominerais de Gravataí se estende a hotéis que se fundem com piscinas coletivas e individuais.
Outra atração de grandes dimensões é o Acquativo, o maior parque hidrotermal de toda a região. Há também muitas opções de ecoturismo que levam a trilhas e cachoeiras.
[bar group=”21″]