
Ir à praia com as crianças é garantia de muita diversão e de memórias para toda a vida, mas existem alguns cuidados importantes ao levar os pequenos para brincar no mar. Afinal, você não quer que o passeio acabe se transformando em preocupação. Confira as nossas dicas de cuidados com a criançada na praia:
1 – Segurança
Praia é um lugar amplo, movimentado, cheio de desconhecidos, ou seja, é fácil perder uma criança de vista. Garanta que os pequenos usem sempre uma pulseira de identificação, com nome da criança e nome e telefone do responsável.
Coloque também uma bandeirinha no guarda-sol para que a criança possa identifica-lo com mais facilidade. Entretanto, mesmo no raso, a maré acaba levando a criança para o lado e ela pode se perder. O ideal é nunca deixar crianças sozinhas, até porque o mar é imprevisível.
Embora boias de braço e coletes salva-vidas sejam muito usados e evitem afogamentos, o Corpo de Bombeiros recomenda que nenhum objeto flutuante seja usado no mar, pois eles fazem com que a pessoa perca o contato com o chão e seja levada pelo mar. Novamente, a melhor forma de garantir a segurança dos pequenos é a supervisão de um adulto.
2 – Sol
O filtro solar deve ter o fator mínimo de proteção 30, e é preciso passa-lo 15 minutos antes de entrar na água e com a pele seca. Lembre-se de repassar o protetor a cada 2 horas e dar atenção especial para áreas mais fáceis de queimar, como rosto, orelhas e pés.
Boné e guarda-sol são obrigatórios, e crianças com menos de 6 meses não podem usar protetor solar e nem serem expostas diretamente ao sol.
3 – Hidratação
Na praia, as crianças se distraem brincando e dificilmente vão se lembrar de pedir água, então certifique-se de oferecer algo para beber a cada meia hora. As melhores opções são água, sucos, picolé de frutas e água de coco natural. Você também pode oferecer frutas que tenham bastante água em sua composição (melancia, melão), mas tome muito cuidado no armazenamento.
4 – Alimentação
O ideal é alimentar a criança antes de sair de casa. Já na praia, evite deixar a criança consumir alimentos de barracas em que a comida fica exposta e sem refrigeração. Note também as condições de higiene do lugar em que for comprar alimentos. Dê preferência para alimentos leves e para aqueles que vêm em embalagens lacradas e com data de validade.
5 – Alergias
Na praia é comum acabar levando picadas de pernilongos. Por isso, é recomendado o uso de repelentes, principalmente no começo e no fim do dia, mas apenas para crianças com mais de 6 meses. O correto é usar o repelente primeiro e só depois passar o filtro solar.
Tenha água doce por perto para lavar crianças menores de 6 anos algumas vezes durante o dia, isso evita que desenvolvam alergias por conta da areia.
Agora que você já sabe tudo para cuidar de crianças na praia, que tal compartilhar as dicas com as suas amigas?
[bar group=”21″]