Zumba: a dança fitness do momento

Rosa Verão - Coleção 2018 / 2019

Nascida na Colômbia em meados dos anos 1980, a Zumba foi criada pelo coreógrafo Beto Perez. Na verdade, segundo o próprio Beto, a modalidade foi criada totalmente no improviso, por ele ter esquecido as fitas cassetes com as coreografias da aula que iria dar.

E adivinha? Foi um sucesso, em semanas os horários de zumba na academia já estavam repletos de novos entusiastas.

Nos anos 2000 as aulas já eram febre em toda a Colômbia, mas somente alguns anos depois é que a Zumba explodiu nos Estados Unidos e, então conquistou o mundo!

Atualmente existem mais de 15 milhões de praticantes no planeta, 200 mil academias especializadas e cerca de 7 mil instrutores licenciados. A zumba é conhecida como a maior academia fitness do mundo.

Mas porque esse sucesso todo? Segundo seu criador e grande parte dos praticantes, fazer zumba é a melhor maneira de conciliar exercícios físicos e diversão! Essa mistura de dança e atividade física é querida por aqueles que odeiam a monotonia da academia convencional.

E não pense que somente nós, reles mortais, que preferimos optar por esse tipo de atividade física. Celebridades como Shakira, Jennifer Lopez, Claudia Leitte, Fiorella Mattheis e, até mesmo a ex-primeira dama dos Estados Unidos, a Sra. Michelle Obama, são adeptas à zumba.

Então não perca tempo, tire a roupinha de academia e os tênis do armário e encontre uma academia de zumba perto de você. Aí quando aparecerem os convites para praia, festas na piscina e até mesmo as trilhas para cachoeiras, não só você estará com um corpão, como terá confiança de sobra para vestir aquele biquíni favorito.

Quer conhecer mais sobre essa dança fitness? Leia o artigo até o final, a zumba também vai conquistar você.

 

As aulas de Zumba: será que eu consigo acompanhar?

aula_zumbaA verdade é que a maioria das pessoas pensam que ir a uma aula de zumba pode ser igual a ir a uma aula de dança convencional, na qual você deve seguir a coreografia sem cometer erros. E com isso podem se sentir um pouco tímidas e receosas de optar por essa atividade física.

Mas isso não é verdade. Em primeiro lugar a zumba é para todos e é muito fácil de acompanhar. Em segundo, não tenha vergonha de errar, qualquer um pode ter dificuldade ao começar alguma nova atividade, mais rápido do que você imagina terá pegado todo o gingado.

As aulas de zumba costumam ter duração de 45 a 60 minutos, começando com exercícios de alongamento e aquecimento. Inicialmente as coreografias são mais lentas, se intensificando ao longo da aula.

As músicas vão de acordo com a preferência do professor e da turma, podendo variar entre ritmos latinos, como salsa e merengue, reggaeton, samba, axé, funk e muitos outros.

Cada música tem duração de cerca de 4 minutos, e normalmente os professores dão algumas instruções antes de seu início para que você tenha ideia dos movimentos. Mas sabe o que é melhor? Você pode dar seu toque pessoal, seu próprio gingado aos passos.

E outra, existem diversas modalidades… desde aulas mais puxadas para quem quer emagrecer e definir o corpo, até aulas mais tranquilas e especializadas na melhor idade.

E sabe o que você precisa para começar? Somente uma roupa confortável e um par de tênis tipo de corrida (ou qualquer outro que dê para fazer exercícios). Ah, leve uma garrafinha de água para se hidratar e prepare-se para se divertir!

 

A Zumba faz bem para saúde do corpo e da alma

A pergunta que não quer calar é: zumba emagrece? Pois saiba que você pode eliminar em média 600 a 1000 calorias por aula! Sim, isso mesmo que você leu: mil calorias.

A região mais trabalhada são as pernas e os glúteos, porém isso não quer dizer que pare por aí. Os músculos do centro do corpo, abdômen, lombar, oblíquos, paravertebrais e membros superiores (braços) também são exercitados.

Recomendados pra você  Dieta Dash conheça a nova tendência para emagrecer

Dentro de três meses já é possível notar o corpo ficando mais tonificado, sua disposição e fôlego aumentando, mais vontade de viver e de dançar.

zumba_beneficiosAlém do emagrecimento a zumba traz outros benefícios para o corpo e para alma, aumentando e muito a autoestima:

  1. Auxilia o corpo na eliminação de toxinas através da sudorese e, por combater a retenção de líquidos.
  2. Acelera o metabolismo, aumentando a queima de gordura.
  3. Melhora o sistema cardiovascular pois durante o exercício o sangue circula mais rapidamente pelo corpo para irrigar os músculos, prevenindo as doenças do coração.
  4. Melhora a agilidade e o equilíbrio, afinal a dança ajuda a trabalhar nossa percepção espacial e coordenação motora.
  5. Alivia o estresse do dia-a-dia, afinal as aulas contêm músicas animadas e sempre um professor cheio de alegria e disposição.
  6. Trabalha a sensualidade, principalmente os ritmos latinos, dando um toque mais caliente e sensual aos seus praticantes. Ótimo para aumentar a autoestima. E, porque não, fazer uma surpresa pro maridão (namorado, amigo-colorido, etc.)?
  7. É excelente para fazer novos amigos, isso pode até parecer bobagem. Mas os exercícios praticados em grupo, quase sempre em frente a um espelho, provocam mais interação e cumplicidade entre as pessoas. E isso é maravilhoso para autoestima, além do mais, as aulas são muito divertidas e festivas.

 

As modalidades da Zumba

zumba_goldComo já foi dito, a zumba é para todos. Existem modalidades mais intensas, para aqueles que querem perder mais peso, e também as mais brandas, para terceira idade, por exemplo. Não importa por qual você opte, o importante é sair do sedentarismo.

  • Zumba Step: aconselhada para quem deseja focar nas panturrilhas e nos glúteos, essa modalidade combina a dança com o uso de degraus ou cadeiras (similar as aulas de step tradicionais mas com muito mais ritmo).
  • Zumba no Circuito: para dar mais resistência física aos seus praticantes, ela associa circuitos de exercícios à dança, deixando a aula bem mais dinâmica. Essa é uma modalidade de alta intensidade.
  • Zumba Aqua: assim como diz o nome é a zumba praticada na piscina, com alguns conceitos da hidroginástica. Super apropriada a quem não pode com exercícios de impacto, mas não deseja abrir mão da prática esportiva. Por não ter impacto sobre o corpo, pode ser praticada por pessoas com doenças musculares, osteoporose, fibromialgia, etc.
  • Zumba Toning: também de alta intensidade, a Toning agrega zumba e exercícios de musculação. Para quem deseja não só ficar firme, mas tornear os músculos.
  • Zumba Gold: se você é iniciante, comece por aqui. A Gold oferece um ritmo mais tranquilo, com exercícios mais leves. Essa categoria tem o intuito de abranger desde idosos até pessoas com alguma limitação física.
  • Zumba Sentao: com uma pegada um pouco mais sensual, essa variedade utiliza cadeiras para tornear os músculos da coxa e abdômen, fortalecendo a coluna e a lombar.
  • Zumba Tomic ou Kids: essa é a variedade infantil, adaptada para desenvolver a coordenação motora e noção espacial das crianças. Juntamente à música, a Tomic traz jogos e outras brincadeiras para auxiliar as crianças a estabelecerem o gosto pelas atividades físicas. A faixa etária indicada é dos 8 aos 12 anos.

 

Strong by Zumba: a mistura de dança, HIIT e exercícios de força

strong_zumbaEssa modalidade merece um tópico especial, afinal ela foi o grande lançamento da Zumba Instructor Convention que aconteceu em Orlando, nos Estados Unidos no ano de 2016.

Essa aula combina o ritmo da zumba, a queima de calorias dos treinamentos intervalados de alta intensidade (HIIT – High-Intensity Intermittent Training) e exercícios de força que usam o peso do próprio corpo.

A Strong by Zumba é a modalidade que menos se parece com uma aula de dança. Apesar de existirem movimentos coordenados e sequenciais eles são muito mais voltados ao condicionamento muscular e treinamento cardio (herança do HIIT).

Aí você vai dizer: “poxa mas o que mais gosto é da parte dançante”, muita calma nessa hora. Todos os movimentos do HIIT e as sequências de exercícios são sincronizados com a batida da música. Além disso, entre as séries de exercícios estão incluídas pequenas seções dedicadas à dança.

Veja como as aulas de Strong by Zumba acontecem:

  • Em primeiro lugar a duração da aula é de 55 a 60 minutos, um pouco mais comprida que as aulas tradicionais;
  • Inicialmente são feitos exercícios de aquecimento e depois a aula passa por 4 etapas, denominadas quadrantes. Os quadrantes são separados por movimentos de dança;
  • Nos quadrantes seu corpo é exercicitado com movimentos do HIIT (elevação dos joelhos, polichinelos, etc.) e movimentos de menor intensidade (avanços, corda, kickboxing, etc.);
  • Por fim é feito um resfriamento, evitando também possíveis lesões musculares devido a alta intensidade.
Recomendados pra você  Dieta pós-parto como entrar naquele biquíni novamente

Para aqueles que adoram um desafio e querem emagrecer tonificando o corpo, a Strong by Zumba é a melhor opção! Ela trabalha mais de 29 músculos pelo corpo, dando principal atenção à barriguinha!

Quer mais uma vantagem? Por ter séries de exercícios HIIT combinadas à dança, seu corpo continua queimando calorias mesmo depois das aulas acabarem.

Aí não tem mais desculpa pra esconder o corpo atrás de uma canga quando for à praia ou ao clube.

O único cuidado que você deve tomar é em relação a escolha da academia, por ser uma modalidade mais recente a Strong não é encontrada em todos os lugares. Consulte o site oficial e opte por um professor corretamente habilitado.

 

Onde praticar Zumba?

Como já foi dito, fora a modalidade Strong by Zumba, a Zumba dance de modo geral é uma atividade bastante difundida pelas academias de todo o mundo.

Antes de fazer a sua matrícula na academia mais perto de casa, informe-se da disponibilidade de aulas de zumba e qual a modalidade oferecida. Se for a modalidade que se encaixa no seu ritmo de vida é só se jogar e aproveitar as aulas.

Aí você vai dizer que não tem tempo… Não tem problema, existem muitas aulas on line, até mesmo gratuitas. E por não necessitar de nenhum equipamento a zumba é passível de ser realizada na sua própria sala de casa.

Se você preferir se exercitar em casa apenas lembre-se que as regras são as mesmas: use sapatos e roupas adequados, se hidrate, não pule a etapa de aquecimento e resfriamento do corpo. Antes de iniciar avalie também o ambiente, veja se não vai bater em nenhum móvel ou, se o piso não é escorregadio.

Entretanto, em qualquer uma das circuntâncias, antes de iniciar as aulas consulte o seu médico. Apesar de existirem modalidade de baixissímo impacto é sempre bom saber se está tudo certo com seu condiocionamento físico.

Por fim, para os praticantes in house, qualquer dor ou lesão muscular deve ser levada ao consultório médico. Afinal, sem a presença física do professor você pode fazer alguma movimentação errônea sem perceber. Assim, tomadas todas as precauções, se jogue na zumba!

 

Quem eu vou encontrar nas aulas? Perfil dos participantes

Para aqueles que decidirem ir nas academias praticar a atividade, o perfil geral são participantes do sexo feminino. Sim, são as mulheres que dominam fortemente as aulas.

Talvez pelo apelo dançante não atrair muito os homens, ou por eles serem mais tímidos quando músicas estão envolvidas. A verdade é, ao menos aqui no Brasil, as aulas são repletas de mulheres de todas as idades, ritmos e classes sociais.

Portanto, chame sua melhor amiga e comece hoje mesmo a procurar um local para praticar você também!

 

Turbine seu emagrecimento: Alie a zumba a uma boa alimentação

E porque não aliar uma boa aula de zumba à boa alimentação? Além de emagrecer você terá uma vida muito mais saudável e o corpo funcionando perfeitamente.

Aqui mesmo no blog você poderá encontrar artigos sobre alimentação saudável, com dietas e receitas que você pode fazer em casa. Leia sobre chás emagrecedores, óleo de cártamo, como eliminar a barriga ou sobre a dieta dos pontos.

Aí, quando você conquistar aquele corpinho dos sonhos volte aqui e escolha um bíquini bem bonito para se dar de presente… temos também dicas de como escolher o bíquini ideal para seu tipo de corpo ou seu tom de pele.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com os amigos. Já pratica zumba? Quer saber mais? Deixe seu comentário!

Comentários

comentários

Sobre o Autor

O Blog do Rosa Verão tem como objetivo ajudar suas clientes com dicas de roteiros, praias, dietas, viagens, oferecendo qualidade em informação. Os biquínis da marca também seguem um rigoroso controle de qualidade, afim de garantir as clientes conforto e beleza. Conheça mais sobre nossos produtos em www.rosaverao.com.br