Com apenas sete anos de lançamento, o Instagram é um aplicativo muito popular e que supera, em interação e curtidas, qualquer outra rede social. Seu sucesso veio junto com a febre das selfies e se transformou no local perfeito para a publicação de fotos pessoais ou de paisagens.
Todo mundo que entra para o Instagram deseja ver e ser visto em seus momentos de lazer ou trabalho. E quanto mais seguidores, maior o prestígio do perfil. Mas para fazer sucesso e conquistar um número superlativo de seguidores é preciso partilhar fotos interessantes e com legendas impactantes.
A importância da legenda no Instagram
Apenas dois anos após seu lançamento o Instagram foi comprado pelo Facebook, que identificou o grande potencial do aplicativo. Foi o ponto que faltava para deslanchar de vez nos smartphones de todo o mundo e conquistar mais de 600 milhões de seguidores.
A personalidade com maior número de seguidores é Selena Gomez, com mais de 100,27 milhões, seguida por Taylor Swift e Beyoncé. Dentre os brasileiros o jogador Neymar tem 60 milhões, seguido por Ronaldinho Gaúcho, Bruna Marquezine e Anitta.
Como as publicações no Instagram são simples, é preciso focar na qualidade da foto e na sua legenda, que costuma passar despercebida por muita gente, mas é de suma importância para destacar a imagem publicada.
A preocupação costuma ser com o melhor enquadramento da foto e a escolha do filtro mais indicado a ela, marca d’água e outras ferramentas do aplicativo, para então publicar com ou sem nada escrito.
A legenda é um caminho para interpretação da imagem publicada, que pode valorizá-la e criar outro sentido para quem está navegando na rede. Um vídeo publicado pode sequer ser visualizado se não houver nenhuma indicação do que se trata.
É através do texto vinculado à foto que se conta uma história e se cria uma reação em quem está visualizando. Para publicações empresariais, um bom texto é fundamental para passar a mensagem desejada.
Dicas para criar uma boa legenda
A pergunta mais recorrente sobre as legendas do Instagram é sobre seu tamanho. Não há uma correlação entre o tamanho do texto e a capacidade de engajamento que ele pode proporcionar, mas há um bom senso de uma média de 138 caracteres.
O Instagram corta legendas acima de 157 caracteres e é preciso clicar em “(…mais)”, o que nem sempre é positivo se o início não for instigante o suficiente para conquistar o leitor. É preciso cativar o leitor logo no início para evitar evasão.
Para evitar que a configuração do Instagram embaralhe o texto escrito, faça primeiro num bloco de notas e depois cole no aplicativo.
O texto sempre deve valorizar a imagem postada através das emoções: humor, raiva, alegria, tristeza, compaixão e encantamento. Claro, conhecer o seu público permitirá direcionar as palavras e conteúdo de acordo com a linguagem dele. Ainda assim, não é comum utilizar palavras muito formais ao aplicativo, que tem um perfil mais descontraído.
Quanto às hashtags, devem ser usadas com sabedoria. Muita gente abusa de sua utilização, desconhecendo sua real função. Ela precisa ser relevante para o público e a publicação, e não mero objeto decorativo.
Outras dicas para impulsionar o engajamento é fazer perguntas, mencionar alguém marcado no texto, convidar os leitores a fazer comentários e saber utilizar emojis sem exageros e na hora certa.
Agora é só aproveitar as dicas e ganhar muitos seguidores no Instagram. Se curtiu as informações, compartilhe com os amigos em suas redes sociais.
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