Envelhecimento precoce cuide da saúde da sua pele

Tempo de leitura: 8 minutos

envelhecimento-precoce-peleVocê sabe o que quer dizer envelhecimento precoce da pele? Você pode até não saber o que é, mas certamente já viu seus efeitos. Rugas, marcas de expressão, sulcos, bigode chinês, manchas, sardas… tudo isso é resultado do envelhecimento da pele.

Muitas pessoas sofrem com o envelhecimento precoce da pele, por não terem se prevenido quando mais novos, usando filtro solar, por exemplo. Ou por não saberem como combater os males que o tempo causou.

A pele é o maior órgão de nosso corpo, revestindo toda a superfície dos músculos e órgãos, e servindo como um verdadeiro escudo para o nosso corpo.

Os dermatologistas definem o envelhecimento precoce como o aumento da oxidação celular, levando a degradação do colágeno da pele, e resultando em flacidez, rugas, manchas, sardas, etc.

Você quer saber o que causa e como tratar o envelhecimento precoce? Leia o artigo até o final e aprenda como se manter com a aparência jovem por mais tempo.

Agentes do envelhecimento precoce

Antes de travar qualquer batalha precisamos saber quem é o inimigo. E com a pele é a mesma coisa, veja abaixo 10 agentes do envelhecimento precoce da pele:

#1: Sol

envelhecimento-precoce-solO nosso rei do verão, que nos deixa bronzeada e com uma linda marquinha de biquíni, pode também ser um vilão para nossa pele.

Você sabia que mais de 50% dos processos de enfraquecimento cutâneo se devem à exposição solar durante a vida (fotoenvelhecimento)?

A radiação ultravioleta não só provoca a oxidação da pele, mas destrói as fibras de colágeno, interferindo na textura, elasticidade e cor da tez.

E não adianta trocar o sol natural pelo artificial das câmaras de bronzeamento. Essas câmaras também possuem grandes quantidades de radiação ultravioleta, envelhecendo nossa pele tanto ou até mais que a exposição ao sol.

É por isso que, desde cedo, aprendemos que o filtro solar é imprescindível em um dia de paria ou piscina. Mais a frente daremos mais dicas de como combater o envelhecimento precoce. Leia até o final!

#2: Fatores genéticos

Os radicais livres são as moléculas responsáveis pelo envelhecimento. O equilíbrio entre as enzimas antioxidantes produzidas pelo nosso corpo e os radicais livres, é o que nos leva a ter uma aparência mais jovem.

E, por mais que nos cuidemos, cada pessoa é única e tem um metabolismo diferente. Consequentemente, cada pele lida com a ação dos radicais livres e do tempo de um jeito.

Características como flacidez da papada, das maçãs do rosto e da região dos olhos infelizmente são particulares, e na maioria dos casos, só podem ser revertidos através de cirurgia.

#3: Alimentação

Assim como o sol é o mais perigoso fator extrínseco, a má alimentação é o mais perigoso fator intrínseco para saúde da nossa pele.

A alimentação dos tempos modernos, rica em carboidratos simples, gorduras do mal e alimentos industrializados é um veneno para a juventude da pele e do cabelo.

Os carboidratos e açúcares dos alimentos industrializados causam rigidez das camadas da pele e aumentam a oleosidade, resultando não só no envelhecimento, como nas indesejadas acnes.

Recomendados pra você  Como a drenagem linfática pode ajudar você a se preparar para o verão

Em contrapartida, as proteínas das carnes magras e ovos são fundamentais nos processos celulares de formação e renovação do colágeno.

As gorduras do bem (amêndoas, nozes e castanhas), frutas e hortaliças também fazem parte do time vencedor. Essas iguarias trazem consigo selênio, vitaminas A, C e E, essenciais na manutenção da saúde dermatológica.

#4: Cigarro

Primeiramente, fumar em excesso não faz bem à sua saúde como um todo.

Mas voltando a falar da pele, em fumantes as rugas e linhas de expressão aparecem de 10 a 15 anos mais cedo.

O motivo disso acontecer é que a fumaça do cigarro é altamente prejudicial à pele, deixando-a mais propicia a sofrer com todos os outros agentes envelhecedores.

E não é só a fumaça que faz mal a nossa saúde, os componentes químicos do cigarro, como o tabaco e a nicotina agem de dentro para fora. Ou seja, o cigarro envenena a pele por dentro e por fora.

#5: Álcool

E falando em maus hábitos, grandes quantidades de álcool igualmente podem ser danosos à sua saúde.

O álcool prejudica, principalmente, a textura e a cor da pele. O consumo de bebidas alcóolicas, aos poucos, vai depositando toxinas nas camadas dermatológicas mais profundas, degradando a pele de dentro para fora.

Somando-se a isso, beber demais resulta em olheiras profundas e bolsas abaixo dos olhos.

#6: Água

Calma, a água não é nem um pouco danosa à saúde, muito pelo contrário, ela é essencial à vida.

Aplicando esse conceito a nossa pele, sabe quando ficamos com queimaduras de frio ou rachaduras no rosto? Isso é causado pela falta de hidratação.

E aqui, não estamos falando somente da escolha de um creme hidratante que atenda às necessidades do seu tipo de pele. Mas também da hidratação do corpo, em outras palavras, é fundamental ingerir 2 a 2,5 litros de água todos os dias.

#7: Expressões faciais exageradas

envelhecimento-precoce-expressoesSim, quando se trata do envelhecimento precoce da pele até mesmo as expressões faciais podem prejudicar sua juventude.

Gargalhadas exageradas, vincos no meio da testa quando estamos bravos, tudo isso vai causando marquinhas de expressão.

Isso tudo porque os músculos da face ficam “travados” na mesma posição durante um momento de estresse, por exemplo.

Se você perceber que está ficando assim relaxe seu rosto ao longo do dia, faça movimentos circulares com os dedos sobre sua testa, tudo isso irá te ajudar a manter sua juventude por mais tempo.

#8: Falta de sono

É durante o sono que acontecem diversos processos de renovação celular, como a produção e liberação de hormônios e enzimas.

Dentre os hormônios liberados durante a noite está o GH (hormônio do crescimento), conhecido também como agente antienvelhecimento.

Tente descansar ao menos 8 horas por dia, para que os processos de renovação celular ocorram corretamente no seu organismo.

#9: Depressão, Estresse e Ansiedade

Essa é a tríade dos males que mais atingem a população atual, com toda a correria da vida moderna, trânsito, supermercados lotados, prazos de trabalho apertados, etc.

O estresse e a ansiedade levam a queda de cabelos, aparecimento de rugas e marcas de expressão (expressões faciais exageradas), proporcionando o envelhecimento de sua pele.

Recomendados pra você  5 cuidados com a pele no inverno que você deve ter

A tristeza profunda causada pela depressão é igualmente prejudicial à pele, podendo até mesmo afetar nosso DNA. A tristeza diminui o tamanho dos telômeros, estruturas presentes no DNA responsáveis pelo tempo de vida das células. Por isso pacientes com depressão tem uma aparência mais “apagada”, com a pele seca e o cabelo mais quebradiço.

#10: Atividades físicas

A prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios para nossa saúde, da pele e do corpo. Os exercícios ativam nossa circulação sanguínea, aumentam nossa capacidade respiratória, sudorese, estimulam o funcionamento dos rins e intestinos.

Com tudo isso, você elimina toxinas do corpo deixando sua pele ainda mais bela. Além disso, os exercícios te dão mais vitalidade e disposição para enfrentar o dia, evitando episódios de estresse e ansiedade.

Como combater o envelhecimento precoce da pele

Agora que já sabemos quais são os agentes do envelhecimento da pele, combate-los é muito mais fácil. Veja as dicas a seguir:

Tratamentos caseiros

  • envelhecimento-precoce-maquiagemUso constante de filtro solar: use o filtro solar, ao menos o facial, todos os dias do ano (inverno ou verão). E lembre-se de retoca-lo constantemente (a cada 2 horas), principalmente se a exposição for direta, como em um dia de praia ou piscina.
  • Retire a maquiagem antes de dormir: essa é uma regra de ouro. Hoje até existem alguns produtos que você não precisa tirar para dormir. Mas, de modo geral você deve retirar toda a maquiagem antes de ir para cama. Somando-se a isso, compre sempre produtos de boa qualidade e fique de olho nos prazos de validade (nunca use maquiagem vencida).
  • Cremes hidratantes: use cremes adequados ao seu tipo de pele, e se for usar durante o dia escolha os com proteção solar (UVA e UVB).
  • Beba bastante água: como já foi dito, é essencial beber de 2 a 2,5 litros de água todos os dias.
  • Alimente-se bem: coma mais frutas, legumes e verduras. Introduza proteínas magras, grãos integrais e gorduras do bem no seu cardápio.
  • Tenha boas noites de sono: se você não precisa dormir por 8 horas, tudo bem, mas descanse. Você já viu o quanto é importante ter uma boa noite de sono.
  • Pratique atividades físicas: e nada de desculpas, passeie com seu cachorro, ande até o ponto de ônibus, suba de escadas, qualquer atividade é válida.

Tratamentos estéticos

envelhecimento-precoce-tratamentos-esteticosExistem casos em que a degradação precisa ser corrigida através de tratamentos estéticos. Converse com seu dermatologista.

Veja alguns dos tratamentos disponíveis nas clínicas de estética:

  • Limpeza facial profunda
  • Peeling
  • Vacina anti-idade
  • Carboxiterapia
  • Preenchimento facial
  • Laser CO2 fracionado
  • Tratamentos à base de ácidos (ácido retinóico, glicólico e kójico)
  • Botox

Em alguns casos, como uma papada acentuada ou quando a pessoa emagrece muito e perde a elasticidade da pele, é necessária uma cirurgia corretiva.

Lembre-se, cuide bem da sua pele pois ela te protege das intempéries do tempo, das sujidades, etc. E mais, ela ficará com você o resto de sua vida!

Gostou do artigo? Curta e compartilhe. Quer saber mais? Deixe um comentário.
Que tal seguir a gente nas redes sociais para receber outras dicas como esta? (Facebook, Instagram, Twitter)?

Comentários

comentários