Dieta dos pontos emagrecimento sem restrição

Rosa Verão - Coleção 2018 / 2019

A Dieta dos Pontos está a mais de 30 anos entre os regimes alimentares preferidos dos brasileiros. A explicação para tal façanha é bem simples, essa não é uma dieta restritiva, você poderá emagrecer comendo de tudo.

A Dieta dos Pontos foi desenvolvida pelo Dr. Alfredo Halpern, atualmente professor da Universidade de São Paulo (USP). Segundo o Dr. Halpern a dieta dos pontos não é um regime, mas sim uma filosofia de vida. O elemento principal dessa filosofia é: você pode consumir todos os alimentos que quiser (ou quase todos, exclua apenas as gorduras trans).

Outro ponto primordial é que você conta sua alimentação em pontos e não em calorias, os pontos são bem mais fáceis de decorar. E também possuem um efeito psicológico melhor, calcular toda hora a quantidade de calorias que estamos ingerindo é muito estressante para qualquer ser humano.

E como você pode comer de tudo, a possibilidade de você desistir da dieta porque está com alguma vontade é muito menor. Por exemplo, se você comer um pedaço de bolo hoje, basta calcular a quantidade de pontos e, se perceber que exagerou, compense no dia seguinte ou nas próximas refeições.

Em um regime convencional e mais restritivo a taxa de desistência é extremamente alta, já que ao ingerir determinado grupo alimentar, é provável que você tenha que começar tudo de novo.

Então nada de se esconder atrás de camisetas compridas ou cangas neste verão, comece a Dieta dos Pontos e tire o biquíni do fundo do armário.

 

Como funciona a Dieta dos Pontos?

O diferencial dessa dieta é promover a reeducação alimentar. Dessa forma, cada pessoa é calculada uma pontuação especifica, baseada em seu peso, altura e quantos quilos necessita (ou deseja) emagrecer.

E como já foi mencionado, as calorias são substituídas por pontos:

  • 1 ponto = 3,6 calorias.

Assim, ao optar por pratos mais saudáveis você poderá aumentar a porção ingerida, sem passar fome.

O segredo é anotar tudo em um caderninho, seu pequeno diário alimentar. Para os fãs de tecnologia, ou que tem uma vida mais corrida, existe também um aplicativo da dieta (gratuito) que pode te ajudar na contabilização dos pontos.

Na versão mais antiga até mesmo as gorduras trans eram permitidas, mas na versão atual elas foram excluídas. O motivo é simples, as gorduras trans engordam mais que as outras gorduras, principalmente a região abdominal.

Outra mudança é o estimulo para inclusão de alimentos integrais, invés de pães e massas brancas. Além de conterem mais fibras, que ajudam no bom funcionamento do trato gastrointestinal, essas iguarias promovem maior sensação de saciedade.

 

Como calcular eu calculo meus pontos?

Um método bastante simples é utilizar a Calculadora da Taxa Metabólica Basal (Método Harris Benedict). Através dessa técnica precisa, você irá descobrir o número de calorias recomendado para seu consumo diário. Ou seja, seu limite entre a perda e o ganho de peso.

Os resultados dessa calculadora levam em consideração o sexo, peso, altura, idade e nível de atividade física individuais. São eles:

  • Metabolismo basal
  • Calorias para manter o peso
  • Calorias para emagrecer
  • Calorias para subir de peso

Quando você tiver o resultado em mãos, calcular sua pontuação é muito fácil: Divida o valor que aparecer em “Calorias para emagrecer” por 3,6. Pronto, estes são os seus pontos diários.

Quer um exemplo? Se o número de “Calorias para emagrecer” for 1800, dividindo por 3,6, a pontuação a ser seguida é de 500 pontos. Viu como é fácil? Calcule os seus pontos e comece a dieta dos pontos hoje mesmo!

 

Qual é a taxa de emagrecimento com a Dieta dos Pontos?

emagrecimento-dieta-dos-pontosEsta é uma pergunta bastante difícil de ser respondida. Afinal, cada caso é um caso. Assim como existem pessoas loiras, ruivas e morenas, o metabolismo individual também é extremamente diferente. Ninguém perde peso igual, nem mesmo irmãos gêmeos.

Outra coisa que entra nessa conta metabólica é o quanto você pratica atividades físicas, e, o quanto está disposto a trocar velhos hábitos por alimentos mais saudáveis.

Segundo a pirâmide alimentar e os preceitos da dieta dos pontos, a recomendação é separar 50-60% do total de pontos permitidos para os carboidratos (massas, cereais, frutas, verduras, legumes e leguminosas). Lembre-se de dar preferência às massas e cereais integrais.

As gorduras (do bem) podem consumir 30% dos seus pontos, estamos falando aqui de azeites, nozes, castanhas, óleos de linhaça ou girassol.

As proteínas levam a menor porcentagem, entre 10 a 15%. Dentre elas estão os leites e derivados e as carnes magras.

Recomendados pra você  6 dicas para se sentir bem usando seu biquíni

Se você tiver alguma dúvida, leia o rótulo, nenhum alimento é composto por somente um dos nutrientes da pirâmide alimentar. E para calcular a pontuação basta dividir o número de calorias por 3,6.

 Como turbinar o emagrecimento? 7 dicas de ouro

  1. Coma de 3 em 3 horas, assim você não estará morrendo de fome na próxima refeição. E dessa forma você consegue economizar pontos preciosos para os pratos principais (café-da-manhã, almoço e jantar).
  2. Forre o estômago com uma boa salada. Essa dica é principalmente para almoços e jantares, isso vai diminuir seu apetite dando espaço a um maior equilíbrio alimentar e, potencializando o emagrecimento.
  3. Bebidas junto com as refeições? Nem pensar. No máximo um copo bem pequeno. Opte por ingerir líquidos até 30 minutos antes ou depois das refeições, isso evita a sensação de inchaço (principalmente na região abdominal).
  4. Exagerou? Compense. No mesmo dia ou no dia seguinte, não desista. A maior vantagem dessa dieta é poder comer de tudo, então guarde uns pontinhos quando tiver uma festa ou happy hour da empresa.
  5. Não coma menos pontos do que foi calculado para emagrecer mais rápido. O cálculo da taxa metabólica basal já leva em consideração uma diminuição de calorias. Em outras palavras, ao reduzir a quantidade de alimentos liberada vão faltar nutrientes e, você poderá ter tonturas e fraquezas.
  6. Lembre-se de que você não engordou de um dia para o outro, não queira perder em 5 dias o que você ganhou em 5 meses.
  7. Pratique exercícios. As atividades físicas são os melhores aliados da dieta dos pontos. Além de potencializar o emagrecimento, eles resultam em tônus muscular e mais disposição.

 

E quais são os pontos de cada alimento?

dieta-dos-pontosApós toda essa explicação sobre a dieta, você deve estar se perguntando. Mas quanto vale cada alimento?

Nós separamos aqui alimentos que são comumente ingeridos em nosso dia-a-dia. Porém, não se esqueça que é muito fácil calcular sua pontuação, cada 1 ponto equivale a 3,6 calorias. Consulte a embalagem do alimento e você saberá a quantidade de calorias do mesmo.

#1: Alimentos livres de pontuação

  • Agua, chás e café (sem açúcar ou adoçante), alface e outras hortaliças verde-escuras, ervas, especiarias, gelatinas light, refrigerantes (light ou zero), molho de tomate, vinagrete, nabo, pepino, repolho e tomate.

Atente-se ao fato que os refrigerantes light ou zero, apesar de permitidos (e livres de pontuação), devem ser evitados. Como sabemos, essas bebidas possuem uma quantidade elevada de sódio, não fazendo muito bem à saúde.

#2: Verduras e legumes

Abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha, quiabo, vagem

2 colheres (sopa)

10 pontos

Brócolis e couve-flor

3 buquês (flor) médios

10 pontos

Palmito

1 unidade

10 pontos

#3: Frutas

Abacate

3 colheres (sopa)

30 pontos

Abacaxi

1 fatia fina

10 pontos

Ameixa-seca e damasco-seco

5 unidades

15 pontos

Banana nanica

1 unidade

30 pontos

Laranja

1 unidade

10 pontos

Maçã

1 unidade

15 pontos

Melancia

1 fatia

15 pontos

Morango

10 unidades

20 pontos

Uva

12 unidades

10 pontos

Salada de frutas

1 taça média

30 pontos

#4: Peixes e frutos do mar

Atum light

2 colheres (sopa)

20 pontos

Bacalhau

1 porção (ou 100 g)

40 pontos

Cação

1 posta (ou 100 g)

40 pontos

Camarão

1 pires (chá)

40 pontos

Merluza

1 filé (ou 100 g)

40 pontos

Namorado

1 filé (ou 150 g)

40 pontos

Salmão defumado

2 fatias pequenas

25 pontos

Sardinha em óleo

1 unidade

20 pontos

Sashimi

10 fatias

20 pontos

Sushi

1 unidade

15 pontos

#5: Carnes e frios

Alcatra, contrafilé, patinho e filé mignon

1 bife (ou 100 g)

56 pontos

Picanha

5 fatias finas

100 pontos

Carne moída

3 colheres (sopa)

45 pontos

Carne-seca

1 colher (sopa)

23 pontos

Frango (filé ou coxa e sobrecoxa sem pele)

1 unidade (ou 100 g)

45 pontos

Linguiça

1 unidade média

45 pontos

Ovo cozido

1 unidade (45 g)

20pontos

Presunto magro e peito de peru

1 fatia

10 pontos

Salame

1 fatia

5 pontos

Salsicha

1 unidade

30 pontos

#6: Grãos, cereais e raízes

Arroz branco ou integral

1 colher (sopa)

10 pontos

Aveia e granola

1 colher (sopa)

20 pontos

Batata cozida

1 unidade pequena

20 pontos

Batata-doce

1 unidade pequena

40 pontos

Cereal matinal (sem açúcar)

2 colheres (sopa)

10 pontos

Feijão

1 concha média (150 g)

27 pontos

Lentilha

1 colher (sopa)

5 pontos

Mandioca cozida

1 pedaço pequeno

20 pontos

Soja

1 colher (sopa)

10  ontos

#7: Massas, pães e biscoitos

Bauru

1 unidade

110 pontos

Big Mac

1 unidade

164 pontos

Cachorro-quente

1 unidade

92 pontos

Cheese salada

1 unidade

160 pontos

Lasanha à bolonhesa

1 pedaço (190 g)

175 pontos

Macarrão instantâneo

1 pacote

100 pontos

Macarrão sem molho

1 xícara (chá)

30 pontos

Pizza (sabores)

1 fatia

74-150 pontos

Salgado frito

1 unidade (pequena)

30 pontos

Salgado assado

1 unidade (pequena)

20 pontos

Torta (sabores)

1 pedaço (100 g)

70-80 pontos

Bisnaguinha

1 unidade

20 pontos

Cream craker

1 unidade

8 pontos

Cookie

1 unidade (pequena)

15 pontos

Croissant

1 unidade

40 pontos

Pão francês

1 unidade

40 pontos

Pão integral

1 fatia

20 pontos

Pão de queijo

1 unidade (média)

40 pontos

Pão doce

1 unidade (50 g)

50 pontos

Torrada

1 unidade

10 pontos

Recomendados pra você  Como deixar a barriga chapada para arrasar com seu biquíni no Verão

#8: Gorduras permitidas

Amêndoa

5 unidades

10 pontos

Amendoim

1 colher (sopa)

11 pontos

Azeite

1 colher (sopa)

20 pontos

Bacon

1 fatia fina

20 pontos

Castanha de caju

1 colher (sopa)

35 pontos

Castanha-do-Pará e noz

1 unidade

10 pontos

Creme de leite

1 colher (sopa)

17 pontos

Maionese

1 colher (sopa)

35 pontos

Margarina ou manteiga

1 colher (chá)

20 pontos

Óleo vegetal

1 colher (sopa)

20 pontos

#9: Laticínios

Cream cheese light

1 colher (sopa)

14 pontos

Gorgonzola

1 fatia fina

20 pontos

Iogurte light

1 pote (200 ml)

14 pontos

Iogurte natural desnatado

1 pote (200 ml)

25 pontos

Iogurte natural integral

1 pote (200 ml)

40 pontos

Leite desnatado

1 copo (200 ml)

20 pontos

Leite integral

1 copo (200 ml)

35 pontos

Leite de soja

1 copo (200 ml)

40 pontos

Muçarela e queijo prato

1 fatia fina

20 pontos

Queijo branco light

1 fatia grossa

15 pontos

Queijo Minas

1 fatia fina

25 pontos

Queijo parmesão ralado

2 colheres (chá)

10 pontos

Requeijão

1 colher (sopa)

20 pontos

Ricota e tofu

1 fatia grossa

25 pontos

#10: Bebidas

Água de coco

1 copo (200 ml)

10 pontos

Café com leite desnatado

1 xícara (120 ml)

12 pontos

Cappuccino

1 xícara (120 ml)

20 pontos

Cerveja

1 lata (350 ml)

40 pontos

Refrigerante

1 copo (200 ml)

23 pontos

Suco de fruta industrializado

1 copo (200 ml)

35 pontos

Suco de laranja sem açúcar

1 copo (200 ml)

30 pontos

Suco de soja light

1 copo (200 ml)

15 pontos

Vinho tinto ou branco

1 taça (120 ml)

30 pontos

Vodca

1 dose (40 ml)

30 pontos

#11: Sobremesas

Açaí com granola

1 pote (200 g)

140 pontos

Achocolatado em pó

1 colher (sobremesa)

15 pontos

Açúcar

1 colher (sopa)

17 pontos

Açúcar mascavo

1 colher (sopa)

15 pontos

Bolo com recheio e cobertura

1 unidade

100 pontos

Brigadeiro

1 unidade (pequena)

14 pontos

Chocolate ao leite

100 g

170 pontos

Doce de leite

1 colher (sopa)

20 pontos

Mel

1 colher (sopa)

13 pontos

Picolé (com leite)

1 unidade

55 pontos

Picolé (sem leite)

1 unidade

19 pontos

Sorvete de massa

1 bola

55 pontos

 #12: Sopas e cremes

Caldo verde

1 concha média

21 pontos

Canja

1 concha média

30 pontos

Creme de legumes batidos

1 concha média

25 pontos

Sopa de ervilha

1 concha média

50 pontos

Sopa de vegetais

1 concha média

12 pontos

Observações importantes:

  • Some mais 15 pontos para os temperos usados nas refeições principais.
  • Quando se trata de frituras multiplique por 3 os pontos da tabela.
  • Quando a refeição for composta por empanados multiplique por 4 os pontos da tabela.

 

Existe algum risco?

riscos-dieta-dos-pontosComo qualquer outra dieta, você pode estar se perguntando se existe algum risco em praticar a dieta dos pontos. A resposta é “depende de você”.

Na verdade, se você consultar um nutricionista e seguir as recomendações desse profissional na hora de montar o seu cardápio diário de pontos. Então não há risco algum.

Porém, algumas pessoas enganam a si mesmas. Elas respeitam a pontuação (ou pelo menos pensam que sim), entretanto se alimentam de somente um tipo de alimento (massas e pães, por exemplo). Isso pode levar a uma carência dos outros nutrientes.

Se, ao praticar a dieta, você sentir fraqueza, tonturas, cansaço e/ou indisposição, significa que você está fazendo isso de forma errada. Algumas pessoas tem, inclusive, uma baixa no sistema imunológico e queda exacerbada de cabelos ao praticar erroneamente a dieta.

Portando, leve a dieta dos pontos a sério. Lembre-se o intuito do Dr. Halpern ao criar a dieta foi o de levar mais saúde a sua alimentação.

Alcance o corpo dos seus sonhos e arrase nas praias e festas na piscina. Depois de algum tempo praticando a dieta, naturalmente, terá uma vida e hábitos alimentares mais saudáveis. Assim, nada de efeito sanfona, você ficará magrinha para sempre.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com os amigos. Quer saber mais sobre dietas, estilo de vida saudável, biquínis, destinos, moda praia e muito mais… Acompanhe o blog do Rosa Verão! Sempre estamos trazendo os melhores artigos para você.

[bar group=”21″]

Comentários

comentários

About The Author

O Blog do Rosa Verão tem como objetivo ajudar suas clientes com dicas de roteiros, praias, dietas, viagens, oferecendo qualidade em informação. Os biquínis da marca também seguem um rigoroso controle de qualidade, afim de garantir as clientes conforto e beleza. Conheça mais sobre nossos produtos em www.rosaverao.com.br