Dieta do ovo cozido, uma maneira simples de emagrecer

Rosa Verão - Coleção 2018 / 2019

Atualmente, existem inúmeras dietas diferentes. Algumas mais restritivas, outras nem tanto. O importante é que você encontre o regime alimentar que mais se adequa ao seu estilo de vida. E, justamente para quem não é fã de muita restrição, a Dieta do Ovo Cozido pode ser a solução.

O ovo já é um dos alimentos prediletos de quem frequenta academias ou faz exercícios intensos. Existem, inclusive, suplementos alimentares à base de seus nutrientes.

E não precisa se preocupar com o mito de que o alto consumo de ovos faz mal a sáude. Atualmente esses achados já caíram por terra… 

O ovo é um dos alimentos mais completos da natureza, fonte de vitaminas, minerais e gorduras do bem (principalmente as insaturadas), antioxidantes e proteínas de alta qualidade.

E você sabe o que é melhor? Uma unidade de ovo cozido contém apenas 70 calorias. Sim, é só isso mesmo… Então vamos tirando os biquínis, blusas curtas e calças mais apertadinhas do fundo do armário.

Quer saber mais sobre como funciona a Dieta do Ovo Cozido? Quais as suas vantagens, como ela emagrece… Leia nosso artigo até o final.

 

As propriedades funcionais do Ovo

Assim como foi citado na introdução do artigo, o ovo é um dos alimentos mais completos da natureza. Veja abaixo todos os nutrientes encontrados em uma unidade média:

Calorias

70 kcal

Ácido fólico (vitamina B9)

7,5%

Vitamina B12

51%

Riboflavina (vitamina B2)

11%

Biotina

40,4%

Colina

26%

Vitamina A

9,6%

Vitamina D

21%

Fósforo

14,8%

Ferro

13,2%

Zinco

6%

Triptofano

21,9%

Gordura monoinssaturada

2,5%

Albumina

14%

*Porcentagem com que 1 ovo contribui para as necessidades diárias recomendadas.

E mais, o ovo não é bom somente para o emagrecimento. Sua lista de benefícios para saúde é imensa, ele diminui o risco de doenças cardiovasculares, protege a pele, os cabelos e o fígado, aumenta a absorção de cálcio e diminui o risco de diversos tipos de câncer. Além disso tudo, veja outros males que ele combate:

  • Alergias
  • Mal de Alzheimer
  • Artrites
  • Doenças cardiovasculares
  • Osteoporose
  • Mal de Parkinson
  • Infecções
  • Problemas de visão

 

A Dieta do Ovo Cozido

Depois de ver todos os benefícios que o ovo traz para nossa saúde, vamos explicar como funciona a Dieta do Ovo Cozido.

Primeiramente, ao contrário de outras dietas mais restritivas, na Dieta do Ovo Cozido você não precisa excluir nada do seu cardápio. Muito pelo contrário, você deve é acrescentar, o ovo.

A dieta consiste em você ingerir um ovo cozido antes de cada uma das principais refeições. Em outras palavras, cerca de 30 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar, você deve comer uma unidade de ovo cozido.

O intuito da dieta é que ao comer um ovo antes de cada refeição você automaticamente comerá menos na refeição em si. Ou seja, você colocará menos comida no prato pois parte da seua fome já foi eliminada com o consumo do ovo.

Obviamente não adianta você fazer isso e depois optar por uma pizza super recheada ou uma porção fritas, alie os ovos à alimentos mais saudáveis e com baixas calorias para que seu emagrecimento seja mais efetivo.

É importante ressaltar que os especialistas recomendam o limite de 3 ovos por dia para pessoas sedentárias ou que praticam exercícios leves, como caminhadas.

Já os frequentadores assíduos de academias ou quem pega mais pesado nos exercícios pode comer até 5 ovos por dia, sem causar mal algum para a saúde.

Outra grande vantagem é que o ovo é um alimento barato, dessa forma a dieta também não vai pesar no seu bolso.

Por que cozido?

Com tantas opções de preparo para os ovos, você deve estar se perguntando por que somente consumí-los cozidos?

O primeiro ponto é, que para fritá-lo (por exemplo) é necessário a adição de algum tipo de gordura (óleos, azeites, manteiga ou margarina)… e só aí você já estará adicionando algumas calorias a mais na sua dieta. Um ovo, quando frito, tem em média 120 calorias, são 40 calorias a mais do que sua versão cozida.

Recomendados pra você  Jejum intermitente, um aliado no rejuvenescimento

Tá, mas aí você vai dizer que consegue fritar ovos em frigideiras antiaderentes sem a adição de gorduras. Porém existe outro problema, as altas temperaturas necessárias para fritura podem levar a perda de nutrientes termosensíveis, como a vitamina E.

Mas fique calma… existem outras técnicas que não necessitam de gorduras e tão pouco elevam a temperatura de forma abrupta, como o ovo pochê por exemplo.

O mais importante é que você não consuma o alimento cru. Outra dica é ficar de olho na composição dos outros alimentos que você está ingerindo, pois muitas coisas levam ovos em sua fabricação. Dessa forma você não irá extrapolar o limite sugerido pelos especialistas.

 

Por que o ovo emagrece? 5 motivos para você aderir à Dieta do Ovo Cozido

emagrecimentoProlonga a sensação de saciedade

Como já foi citado, o ovo é um alimento muito rico em nutrientes. Cada unidade possui 9 aminoácidos essências e diversas proteínas.

Tanto os aminoácidos como as proteínas possuem estruturas complexas, fazendo com que sua digestão seja um pouco mais lenta. Ou seja, ele prolonga a sensação de saciedade, fazendo com que você não sinta, tão cedo, a necessidade de comer mais alguma coisa.

Em um estudo promovido nos Estados Unidos, 30 mulheres com sobrepeso foram divididas em dois grupos: com a ingestão de ovos e sem sua ingestão. O grupo que comeu os ovos teve uma diminuição de consumo média de 400 calorias/dia.

#2: Acelera o metabolismo e a queima de gordura

O ovo acelera o metabolismo e mobiliza a queima de gorduras, em especial a indesejada gordurinha abdominal. Isso acontece porque seu consumo favorece a produção de adiponectina.

Este hormônio age na queima de gordura, melhora a sensibilidade a insulina e ainda, diminui o apetite.

Evita os picos glicêmicos

Nada de jogar as gemas fora! Elas detêm as gorduras boas (monoinsaturada e ômega-3), auxiliando a manter os níveis de açúcar no sangue constantes e evitando os picos glicêmicos.

Os picos glicêmicos nada mais são do que elevações muito rápidas do açúcar na corrente sanguínea, quando isso acontece você sente um “boom” de energia. Porém, quando passa essa sensação seu corpo entende que você precisa se alimentar novamente.

Dessa forma, ao incluir a dieta do ovo cozido na sua vida, você terá menos vontade de atacar alguma guloseima ao longo do dia.

#4: Evita a perda de massa magra

A clara evita que nosso organismo perca massa magra durante o processo de emagrecimento da Dieta do Ovo Cozido.

É na clara que se encontra a maior quantidade de proteínas e aminoácidos. Dentre eles, destaca-se a Leucina, um aminoácido que tem efeito anabólico nas células musculares.

Somando-se a isso, a Leucina consegue neutralizar os mecanismos de degradação do tecido muscular. Inúmeros atletas de alto desempenho utilizam suplementos alimentares a base de Leucina. 

#5: Diminui o estresse e a ansiedade durante a dieta

Além de todos os nutrientes benéficos à saúde, o ovo carrega também o Triptofano. Este aminoácido atua na produção da serotonina (o hormônio da felicidade).

A serotonina auxilia no controle do apetite e da compulsão alimentar por equilibrar o humor e causar uma sensação de bem-estar. Assim, ela diminui o estresse e ansiedade típicos de quem está fazendo regime.

 

Mas a Dieta do Ovo Cozido não vai aumentar meu colesterol?

Depois de ressaltar tantas propriedades benéficas para nossa saúde, você pode estar se perguntando, e o colesterol, como fica? Afinal, ainda existe um mito de que comer muito ovo pode aumentar o risco de ter colesterol alto.

Pois saiba que, segundo a Associação Americana do Coração, apenas uma parte do colesterol sanguíneo é decorrente da dieta, a maior parte é produzida pelo nosso próprio organismo.

Dessa forma, elevar a quantidade de colesterol na dieta (através da dieta do ovo cozido), não causa um aumento significativo nos níveis endógenos dessa substância.

Colocando em números, do total de colesterol ingerido, nosso corpo absorve cerca de 15%. Ou seja, não interfere quase nada nos níveis do colesterol do organismo e muito menos causa entupimento das artérias.

Outro ponto fundamental é que, apesar da má fama, o colesterol é um composto essencial para vida.

O colesterol faz parte da estrutura de membranas celulares, é essencial para produção de vários hormônios (sexuais e esteroides), é precursor da vitamina D, componente de células do cérebro e, utilizado por vários tecidos do corpo.

Em um estudo publicado em janeiro de 2016, pela Universidade de Minnesota, mais de 9 mil participantes entre 25 e 74 anos foram acompanhados durante 20 anos. Os pesquisadores concluíram que o consumo regular de ovos não aumentou a incidência de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.

Recomendados pra você  Como fazer água alcalina para melhorar o pH do corpo

 

Como balancear a minha dieta? 

Apesar do ovo ser um alimento bastante completo e rico em nutrientes, com o limite de 3 a 5 unidades por dia (a depender do seu nível de atividades físicas), você terá que incluir outros alimentos no seu cardápio diário. Mas como fazer isso de forma saudável?

Como já foi destacado, apesar dessa não ser uma dieta restritiva, não adianta nada agregar os ovos à pizzas, hamburgueres, frituras, etc. Veja abaixo como turbinar a sua dieta:

  • Inclua vegetais folhosos (verde-claros e escuros), legumes crus e cozidos. Por serem ricos em fibras, esses alimentos ajudam a matar a fome sem aumentar o consumo calórico.
  • Coma mais frutas, elas são excelentes lanchinhos. Sempre que possível coma as cascas e bagaços também.
  • O ovo já é rico em proteínas, mas nem por isso você deve parar de comer carnes magras, como peixes e filés.
  • Os laticínios também não devem ser esquecidos, opte pelas versões desnatadas e sem adição de açúcar. Lembre-se que os derivados do leite são fontes de cálcio.
  • Por fim, adicione oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas) no seu dia-a-dia, elas adicionam gorduras “boas” à dieta e são ótimos lanches entre as refeições principais.

Quer mais sugestões de cardápio saudáveis? Veja o tópico a seguir.

 

Sugestões de Cardápio para Dieta do Ovo Cozido

cardápioBom, você já sabe que deve ingerir um ovo cozido antes de cada refeição principal, supondo que você se encaixe no grupo que pratica atividades leves.

Veja abaixo algumas sugestões de cardápio:

Café da manhã

  • Coma um ovo cozido antes de iniciar sua refeição (se possível, 30 minutos antes).
  • Opção 1: 1 xícara (chá) de café com leite desnatado + 1 pão francês com 1 colher (café) de margarina + ½ mamão.
  • Opção 2: 3 colheres (sopa) de granola + 1 banana + 1 copo de iogurte light.
  • Opção 3: 1 copo de iogurte desnatado + 4 torradas integrais + 1 fatia de queijo branco ou cottage + ¼ de manga.

Lanche da manhã

  • Opção 1: 1 barrinha de cereal (sem chocolate).
  • Opção 2: 1 maçã.
  • Opção 3: 1 copo de suco de laranja (sem açúcar ou adoçante).

Almoço

  • Coma um ovo cozido 30 minutos antes de iniciar a refeição!
  • Opção 1: salada de alface com tomate cereja (2 unidades) + 1 fatia de queijo branco + 2 fatias de peito de peru.
  • Opção 2: 5 colheres (sopa) de repolho cozido + 1 pepino japonês + 3 colheres (sopa) de purê de cenoura (basta amassar e temperar as cenouras cozidas) + 1 filé de frango grelhado ou assado + 6 cerejas.
  • Opção 3: salada de alface americano + 3 fatias de beterraba cozida + 4 colheres (sopa) de arroz integral + ½ concha de feijão + 1 bife médio grelhado + 1 fatia de abacaxi.

Lanche da tarde

  • Opção 1: vitamina (1 copo de iogurte desnatado + 6 morangos), beba preferencialmente sem adoçante.
  • Opção 2: 4 biscoitos cream cracker integrais + 1 banana prata.
  • Opção 3: 1 barrinha de cereal (light) + 1 copo de suco de abacaxi com hortelã (sem adoçar) + 1 fatia de melão.

Jantar

  • Coma um ovo cozido 30 minutos antes de iniciar a refeição!
  • Opção 1: 1 fatia de pizza de muçarela + salada de alface, escarola e agrião.
  • Opção 2: salada de folhas verdes (6 folhas) + 2 tomates picadinhos + 1 fatia de carne assada (corte magro).
  • Opção 3: 1 filé de peixe grelhado e temperado com limão e pouco sal + 1 batata pequena cozida + 1 fatia de melancia.

Ceia

  • Opção 1: 1 xícara (chá) de leite desnatado.
  • Opção 2: 2 bolachas tipo maisena.
  • Opção 3: 1 kiwi.

Caso você pratique bastante exercícios, pode acrescentar mais 2 unidades de ovo cozido/dia. A sugestão é que você coma um deles antes dos treinos.

Além disso, não adianta você lutar contra a balança somente com o garfo e com a faca. Alie à dieta do ovo cozido com a prática de exercícios.

Então nada de desculpas quanto aos exercícios, passeie com seu cachorro, vá trabalhar a pé algum dia da semana (ou desça um ponto antes, estacione mais longe), suba de escadas, saia para dançar, vá ao parque, brinque com as crianças… tem inúmeras forma de acrescentar atividades físicas ao nosso dia-a-dia.

Feita de maneira correta a dieta do ovo cozido irá proporcionar um emagrecimento rápido e saudável.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com os amigos. Quer saber mais? Já fez a dieta do ovo cozido? Deixe sua opinião nos comentários.

Comentários

comentários

Sobre o Autor

O Blog do Rosa Verão tem como objetivo ajudar suas clientes com dicas de roteiros, praias, dietas, viagens, oferecendo qualidade em informação. Os biquínis da marca também seguem um rigoroso controle de qualidade, afim de garantir as clientes conforto e beleza. Conheça mais sobre nossos produtos em www.rosaverao.com.br