Descubra o que fazer em Capitólio MG – O mar de Minas Gerais

Tempo de leitura: 9 minutos

Saiba o que fazer em Capitólio MG, um dos lugares que merece ser visitado. Todos sabem que em Minas não tem mar, mas talvez não precise mesmo, já que Capitólio fica no Estado de Minas Gerais. Um lugar onde a natureza faz a festa e promove um espetáculo exuberante que atrai milhares de visitantes do país e do mundo.

A cidade fica perto da Serra da Canastra e também do Lago Furnas. Com diversas opções de diversão para os visitantes que podem visitar: cachoeiras, piscinas naturais, trilhas ecológicas e muito verde e natureza por todos os lados, sendo considerado uma das cidades mais bonitas do Estado de Minas.

Capitólio MG distância da capital Belo Horizonte

Capitólio fica a uma distância de 280 km, aproximadamente 4 horas,  da capital do Estado de Minas Gerais, a cidade de Belo Horizonte. Para chegar até Capitólio partindo da capital deve-se pegar a BR 262. A cidade oferece boa infraestrutura a visitante, como hotéis, pousadas e outros estabelecimentos.

Conheça aqui mais sobre esse espetáculo de lugar, os pontos turísticos de Capitólio, as suas cachoeiras, piscinas artificiais, trilhas, cânions, quedas d’águas  e mais dicas de viagem para quem deseja conhecer o mar de Minas Gerais!

Pontos turísticos: O que fazer em Capitólio MG

A cidade de Capitólio tem atraído cada vez mais visitantes, a maioria estão em busca das cachoeiras e das piscinas naturais do local. Porém, o município oferece muitas outras opções aos turistas.

Alguns dos pontos turísticos de Capitólio:

  • Cachoeira Diquadinha;
  • Cachoeira Lago Azul;
  • Cachoeira Cascatinha
  • Cachoeira do Grito;
  • Cachoeira Fecho da Serra;
  • Cachoeira do Filó;
  • Morro do Chapéu;
  • Cascata Eco Parque;
  • Paraíso Perdido;
  • Lago de Furnas;
  • Balneário Escarpas do Lago;
  • Trilha dos Macacos;
  • Praia Artificial;
  • Cachoeira do Poço Encantado;

As atrações agradam todos os públicos, desde viagens em família com crianças, casais e aventureiros. Quem gosta de lugar calmo, pode relaxar em alguns locais propícios, assim como os aventureiros podem fazer trilhas e esportes mais radicais e opções diversas de cachoeiras, para quem ama água doce.

Lago de Furnas

O Lago de Furnas é um passeio quase que obrigatório de ser feito pelo visitante. O Furnas é considerado um dos maiores do mundo. O lago artificial possui tonalidade verde mais forte. O local fica dentro da represa de mesmo nome.

Esse é que pode ser considerado a verdadeira praia e mar do Estado, já que conta com mais de 1500 km de extensão. Ele é parada obrigatória do visitante, que vai ter muito que aproveitar e usufruir da sua beleza encantadora, ainda mais se for em um passeio de barco.

Cachoeiras: o que fazer em Capitólio MG

As cachoeiras são o pontos altos de Capitólio. O lugar possui dezenas de cachoeiras, com ótimas opções para todos os gostos e estilos de turistas. Algumas possuem área de menor extensão, outras já são maiores e são frequentadas pela maioria dos visitantes, como a Cachoeira Lago Azul.

A Cachoeira Lago Azul é um dos cartões postais da cidade mineira. E é dela a grande parte das fotos que apreciamos na internet sobre os pontos turísticos. Conheça aqui, um pouco mais sobre algumas cachoeiras de de Capitólio.

Cachoeira Lago Azul

É muito procurada pelos turistas, pois é, sem dúvida, um dos lugares mais bonitos de Capitólio. São duas cachoeiras, que fazem parte do Lago azul. A cor da água é de um verde muito bonito. Os turistas podem aproveitar, pois tem boa quantidade de pontos próprios para o banho.

A cidade possui a maior quantidade de embarcações do Estado de Minas, e é justamente na Cachoeira Lago Azul que partem os barcos com destino ao Lago Furnas, outro ponto que não pode deixar de ser visitado.

Cachoeira Diquadinha

Essa bela cachoeira é um dos lugares que não pode deixar de ser apreciado por quem visita Capitólio. Com paisagem exuberante e com opções para quem é mais tranquilo e busca relaxar da vida agitada.

Quem gosta de calmaria pode aproveitar a as águas de coloração laranja, as quedas d’águas e as rochas fazem o lugar, perfeito para relaxar. No local é possível avistar as rochas São Tomé, típicas da região.

Cachoeira Cascatinha e do Filó: Fácil acesso

A Cachoeira Cascatinha tem fácil acesso, por isso é bem frequentada por turistas. E o visual do lugar também não deixa a desejar. O visitante vai encontrar local com diversas quedas dáguas e poços de águas naturais. Além disso, é possível aproveitar dos esportes radicais que são realizados ali perto.

A Cachoeira do Filó também é outra que tem fácil acesso, e fica localizada logo na entrada da cidade. é ótima para banho e possui queda d’água de 15 metros. Uma das paradas obrigatórias em Capitólio.

Cachoeira do Grito e do Poço Encantado: Trilha do Sol

A Cachoeira do Grito faz parte da Trilha do Sol. Com fácil acesso e muito procurada pelos visitantes, pois é uma das mais belas da cidade. Seu nome é referente a um misticismo, acredita que quando tomamos banho em suas águas todas as nossas más energias e medos são levados.

A Cachoeira do Poço Encantado também pertence a Trilha do Sol. Para chegar até ela é necessário percorrer uma trilha de aproximadamente 1 km. O local é cercado por plantas e flores nativas da região, dentre outras belas vegetações.

Cachoeira Fecho da Serra

Essa também é uma das mais belas de Capitólio. Possui grande volume de água. Possui ótima infraestrutura para banho, com piscina natural e queda d’água de aproximadamente 30 metros.

A Fecho da Serra fica localizada no Vale Fecho da Serra. O visitante poderá contemplar diversas nascentes de água, além dos maravilhosos paredões que cercam a região.  

O que fazer em Capitólio MG: Relaxar

Capitólio é um excelente lugar para relaxar. No Balneário Escarpas do Lago, o visitante se depara com um dos locais mais luxuosos do município, perfeito para fazer os famosos passeios de barcos e aproveitar da boa infraestrutura oferecida. 

Com 25 metros de extensão a Praia Artificial é banhada pelo Lago Furnas, possui muitas atrações, perfeitas para o descanso e paz. Assim como a Trilha dos Macacos é um dos melhores lugares para relaxar e para ter contato com a natureza, onde é possível avistar diversos animais silvestre, entre eles os macacos.

Balneário Escarpas do Lago

No Balneário Escarpas do Lago o visitante é atraído pela ótima infraestrutura que o local oferece aos visitantes. Além disso, é a maior Marina de barcos da região, facilitando para quem deseja conhecer o lugar fazendo os famosos passeios de barco que são feitos com frequência no Balneário.

O  Balneário Escarpas fica localizado no bairro Mata Velha, local que possui muitas mansões e infraestrutura. O lugar conta com bares, restaurantes, belos jardins e também cachoeiras.

O que fazer em Capitólio MG: Aventura

Engana-se quem pensa que Capitólio é uma cidade que possui somente atrativos como as cachoeiras e outras belezas naturais. O local também atrai aventureiros de todo o país que vão em busca das diversas atividades radicais praticadas lá.

Quem gosta de fazer trilhas, conhecer cânions, mergulhar, fazer tirolesa, rapel e até acampar, também tem em Capitólio locais apropriados para isso. Os mais indicados e frequentados são no Morro do Chapéu, na Cascata Eco Parque e no complexo do Paraíso Perdido.

Morro do Chapéu

A altitude no Morro do Chapéu é uma das maiores de Capitólio. Oferece a apreciação e linda vista panorâmica, onde é possível ter a visão do Lago Furnas, um dos principais cartões postais da região, sem dúvida uma paisagem deslumbrante, perfeito para registrar em foto e vídeo.

Quem gosta de apreciar a natureza precisa visitar o Morro do Chapéu, pois é lá que podemos avistar diversos pontos da cidades, animais da região a fauna e a flora que ficam em torno. Além de ser possível avistar animais silvestres típicos da região, como: macacos, lobos e até os tamanduás.

Cascata Eco Parque

O Cascata Eco Parque é perfeito para quem gosta de caminhar e se aventurar em meio a natureza e dar aquela relaxada e amenizar o estresse causado pelo dia a dia. O parque possui algumas atrações, e sem dúvida merece a visita de quem passa por Capitólio e deseja conhecer os melhores pontos.

Um dos principais motivos para visitar o Cascata Eco Parque é a sua trilha, que pode ser percorrida até se chegar a diversas cachoeiras que ficam em volta do parque. Outra atração que pode ser aproveitada são as piscinas naturais e também as quedas d’água do local.

Paraíso Perdido: O que fazer em Capitólio MG

O complexo do Paraíso Perdido possui quase 20 piscinas naturais, excelente para os banhistas que procuram locais calmos e bonitos para relaxar em Capitólio, o nome já diz “Paraíso Perdido”, realmente faz jus ao nome, quem já foi sempre recomenda a sua visitação e para os que buscam O que fazer em Capitólio MG.

Além das piscinas naturais, os Cânions da região complementam ainda mais a beleza do local. Além disso, o visitante mais aventureiro pode fazer diversos esportes de aventura no local, podendo até fazer mergulho, rapel, tirolesa e acampar em lugares apropriados no complexo do Paraíso Perdido.

Quer ficar por dentro de outras dicas como essa? Então basta nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Comentários

comentários