Conheça os melhores pontos turísticos de São Paulo

Tempo de leitura: 9 minutos

Descubra quais são os melhores pontos turísticos de São Paulo. A capital paulista é o destino de muitas pessoas, todos os dias. A grande metrópole do país oferece muita diversidade cultural e  pontos turísticos que merecem ser visitados.

Repleta de museus, gastronomia, arte, cultura e história, a capital do Estado de São Paulo é um dos locais com mais diversidade do Brasil. A cidade é a mescla de várias culturas, origens e nacionalidades que se estabeleceram nela, e seus pontos turísticos refletem bem esse aspecto. Vamos conhecer alguns dos melhores pontos turísticos de Sampa?

Alguns dos melhores pontos turísticos de São Paulo

Os turistas que chegam em São Paulo podem ficar perdidos com tanta coisa para ser vista na cidade.

Alguns dos pontos turísticos de São Paulo que merecem a visita são:

– Pinacoteca
– 
Museu da Imigração;
– Memorial da América Latina;
– Theatro Municipal de São Paulo;
– Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP);
– Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM);
– Mooca;
– Liberdade;
– Rua Augusta;
– Vila Olímpia;
– Estação da Luz;
– Parque do Ibirapuera;
– Monumento às Bandeiras.

Claro, esses são apenas alguns dos melhores de pontos que merecem a visitação em São Paulo. Já que a cidade conta com atrações para os mais diversos públicos e visitantes.

Pontos turísticos de São Paulo: Museus

Os museus são um dos pontos fortes da cidade. Quem passa pela cidade não pode deixar de visitar pelo menos um deles. O MAM (Museu da Arte Moderna), Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), a Pinacoteca são alguns dos mais famosas e que tem algumas das mais importantes obras de artes do mundo.

Outros que merecem a visita são o Centro cultural do Memorial da América Latina, o MIS (Museu da Imagem e do Som), Museu do Imigrante, Museu Afro, que fica no Parque do Ibirapuera, Museu de Arte Sacra.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

Sem dúvida, o MASP é um dos mais importantes museus da cidade, sendo um dos mais notórios pontos turísticos de São Paulo. Ele foi idealizado por Assis Chateaubriand, sendo fundado em 1947. Desde 1968, ele funciona na Paulista.

As obras em exposições no MASP vão de arte ocidental da América Latina, passando por arte Africana, Asiática até Européias. Ainda possui peças arqueológicas. A visitação é feita na Av. Paulista, 1578 – Bela Vista.

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)

O MAM é outro museu muito conhecido na capital. Ele foi fundado em 1948. Fica no Parque do Ibirapuera, em sua marquise. É focado em arte contemporânea, sendo um dos mais importantes do país.

Quem visita o MAM poderá encontrar mais de 5.000 obras de artes. A grande maioria delas produzidas por artistas do Brasil. O visitante ainda terá contato com o Jardim de Esculturas, que foi idealizado pelo Artista Plástico, Arquiteto e Paisagista Paulistano e mundialmente conhecido, Burle Marx.

 Pontos turísticos de São Paulo: Pinacoteca

A Pinacoteca fica localizada em frente a Estação da Luz,  no Jardim da Luz, sendo inaugurado em 1905. Com fácil acesso, a Pinacoteca é um dos museus que deve ser visitado na capital paulista.  A sua arquitetura chama a atenção dos que passam e visitam o local, sendo inspirada pela arquitetura Beaux-Arts parisiense.

O acervo da Pina conta com obras de renomados artistas, como: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Tunga, Tomie Ohtake, Nuno Ramos, dentre outros artistas do Brasil e do mundo. A visitação pode ser feita no endereço Praça da Luz, 2.  

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

São Paulo sempre foi destino de diversos imigrantes de todo o mundo. Assim, o Museu do Imigrante é o lugar que reúne  acervo que conta a história do processo migratório no Estado e na cidade de São Paulo.

As exposições são de longa duração, temporárias e itinerantes. Quem deseja conhecer e analisar um pouco dessa história, não pode deixar de visitar o museu. A visitação deve ser feita no endereço:Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Moóca.

Memorial da América Latina

O centro cultural do Memorial da América Latina é um dos importantes locais que recebe diversas exposições de arte e cultura de todo o mundo, dos povos de língua portuguesa e espanhola.

No Memorial, o visitante tem acesso a diversos espaços, como: biblioteca Latino- americana, praça cívica, pavilhão da criatividade, salão de atos de Tiradentes, dentre outros. No local também está a exposição do Castelo Rá Tim Bum.

Algumas exposições podem ser acessadas sem nenhum custo, outras devem ser pagas. O valor é sempre acessível, e pode variar para estudante, idoso ou outras situações. Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, na Barra Funda.

 Teatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal da cidade é considerado um dos mais importantes do Brasil, além de ser um dos grandes  pontos turísticos de São Paulo. Foi fundado em 1911, na Praça Ramos de Azevedo. A elite paulistana da época teve papel na solicitação de um centro cultural que estivesse de acordo com outros centros musicais do mundo.

O lugar também é um dos cartões postais da capital. A arquitetura do Theatro Municipal foi inspirada na Ópera de Paris, que é a primeira companhia de ópera de Parisiense, na França.

O visitante pode ter acesso a diversas atrações e eventos, como: Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coral Paulistano, dentro outros espetáculos da música, dança e arte. Os ingressos podem ser comprados no site oficia. A visitação é feita na Praça Ramos de Azevedo, s/nº Sé – São Paulo.

Gastronomia: Pontos turísticos de São Paulo

Por causa do ser uma das cidades que mais receberam e recebem imigrantes, seja de outros países ou de outros Estados do país, São Paulo possui uma diversidade de pontos turísticos gastronômicos que merecem ser visitados.

Algumas das excelentes opções para conhecer e ter contato com a cultura e saborear pratos típicos são: o bairro da Liberdade, a Moóca, Feira da Kantuta,  Feirinha Gastronômica da Vila Madalena.

A Liberdade é reduto da cultura japonesa. A Moóca da cultura italiana. Na Feira da Kantuta é possível encontrar os pratos típicos e cultura boliviana. A Vila Madalena, com a Feirinha Gastronômica que acontece todos os domingos.

Bairro da Liberdade: Gastronomia e cultura Japonesa

Na Liberdade, o visitante encontra feira de artesanato, da cultura japonesa e diversos outros artesãos que expõem e vendem suas obras e criações no local. A feira já pode ser avistada assim que o visitante sai do metrô, na Estação da Liberdade. A forma mais simples e barata de se locomover pela capital.

O local é repleto de restaurantes e lugares para alimentação. Quem gosta de comida japonesa e oriental vai ter muitas opções para escolher na Liberdade. Ah, se for visitar o bairro, não se esqueça de ir até o Jardim Oriental, lugar lindo que é excelente para registrar em fotos.

Bairro da Moóca:  Gastronomia e cultura Italiana

Hoje, a  Moóca é um bairro bem desenvolvido em São Paulo. Foi ali que grande parte dos imigrantes italianos se estabeleceram. Sendo até hoje um bairro com diversas características do povo italiano.

Com boa opção de alimentação, sobretudo para quem gosta de comida italiana. Uma dica é visitar algumas das diversas cantinas que o bairro possui, para saborear os diversos pratos típicos da cultura italiana.

Baladas: Rua Augusta e Vila Olímpia

As baladas da cidade de São Paulo são conhecidas. Dois bairros que possuem algumas das baladas mais famosas são a Vila Olímpia e a Augusta. Quem gosta de sair a noite e da badalação noturna, precisa conhecer esses dois bairros.

A Vila Olímpia possui algumas das mais famosas baladas da cidade, com boas opções para quem gosta de música sertaneja, música eletrônica. O bairro também possui bares renomados.

A Augusta possui mais baladas alternativas, sendo bem frequentada e com boas opções de casas noturnas. Algumas baladas da Rua Augusta são para o público que gosta de Rock, música eletrônica,  Hip Hop, Reggae. Sem dúvida, uma boa opção na noite paulistana.

Estação da Luz

A Estação da Luz é uma das mais importantes da cidade. Nela funcionam diariamente as linhas do Trem e Metrô Paulistano. Uma das estações ferroviárias mais importantes da cidade, sua fundação foi em 16 de fevereiro de 1867.

Além de toda importância e beleza arquitetônica, a estação também é um símbolo da República Café com Leite. O poder que a cidade tinha na época de sua criação, devido ao Café, pois era através dela que o café era transportado. O Café foi um dos motivos da cidade ter se tornado uma das cidades mais importantes do Brasil.

Monumento às Bandeiras e Parque do Ibirapuera

Quem visita a cidade precisa conhecer dois dos mais conhecidos cartões postais e pontos turísticos de São Paulo, o Monumento às Bandeiras e o Parque do Ibirapuera. O melhor de tudo é que o Monumento fica dentro do Parque, assim é possível conhecer os dois em um só dia.

O Parque do Ibirapuera é considerado o mais importante da cidade. Fundado em 1954, o Parque possui uma boa estrutura para a prática de atividades física, lazer e descanso. Além das árvores e plantas, o local ainda possui lagos, proporcionando uma bela paisagem.

Dentro do Parque do Ibirapuera fica o Monumento às Bandeiras, na Praça Armando de Salles Oliveira. O monumento foi feito para homenagear os Bandeirantes, que desbravaram o lugares mais distantes do país entre  XVII e XVIII. A escultura foi feita pelo artista Victor Brecheret, em 1954. 

Gostou do que leu? Então aproveite e siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram! Lá, sempre postamos conteúdo interessante para você!

Comentários

comentários