Conheça as melhores praias de Florianópolis

Tempo de leitura: 9 minutos

A capital do Estado de Santa Catarina é destaque por suas belezas naturais, praias de Florianópolis e pontos turísticos que atraem milhares de visitantes do Brasil e de fora do país, muitos deles em busca de conhecer as mais bonitas praias da região. Ficou curioso? Vamos conhecer melhor a Ilha da Magia!

A temporada de verão na cidade é a melhor época para visitar a cidade. O mar que banha as praias da região tem a temperatura um pouco abaixo dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Então, se deseja aproveitar bem a cidade e região a melhor época é durante os meses de dezembro a março.

Na ilha de Florianópolis tem mais de 40 praias, algumas conhecidas por serem as mais belas do país. A cidade é dividida em região continental e ilha. Existem praias próprias para banho no sul, leste, oeste e norte da ilha. Uma das mais conhecidas nacionalmente é a de Jurerê Internacional. Vamos conhecer as melhores de cada região de Floripa?

Praias de Florianópolis: sul da ilha

O sul da ilha, possui algumas das melhores praias de Florianópolis, é também onde a cultura manezinha está mais arraigada, onde, além das belas praias,  é possível encontrar a gastronomia, arquitetura e identidade dos nativos da região.

A região sul fica bem perto do aeroporto, aproximadamente 10 km de distância das principais praias de Florianópolis. O centro fica a uma distância de 20 km do sul da ilha. A mesma distância para a Rodoviária de Florianópolis (Terminal Rodoviário Rita Maria).

Algumas das melhores praias do sul da ilha são:

  • Campeche;
  • Pântano do Sul;
  • Armação;
  • Matadeiro;
  • Ribeirão da Ilha.

Boa infraestrutura: praia do Campeche

 É uma das principais praias de Florianópolis do sul da ilha, fica no bairro de mesmo nome. Perfeita para quem está em busca de lugar com boa infraestrutura. No local é possível encontrar estacionamento, bares, restaurantes, hotéis e pousadas.  Alem disso, o local também possui algumas opções noturnas

A praia do Campeche é excelente para quem busca diversão para toda a família, ideal para banho de mar, nas áreas de mar mais calmo e, nas áreas com mais ondas, a prática de surf e outros esportes aquáticos. Com faixa de areia extensa, oferece boa acomodação ao grande número de visitantes durante o verão.

Cultura local: Praia da Armação

Praia da Armação do Pântano do Sul: Uma das praias que mantém o espírito dos nativos, vale a visita para quem gosta de local tranquilo. Possui razoável infraestrutura, com bares e restaurantes, e locais para estacionar carros. Fica pertinho da Lagoa do Peri, outro local que merece a visitação.

A igreja de Sant’Anna é um marco na região e fica de frente pro mar da praia da Armação. Do local é possível avistar os diversos barcos de pescas que ficam atracados no mar. A vista do lugar é incrível, perfeito para os registro de vídeos e fotos.

Recomendados pra você  O que é o Spring Break?

Na praia da Armação, durante o verão, saem as balsas para a Ilha do Campeche, que possui um dos maiores patrimônio arqueológico do Estado de Santa Catarina. O local é excelente para mergulho e banho de mar, a água da ilha é clara e atrai muitos turistas que chegam somente por embarcações.

Gastronomia: Ribeirão da Ilha

 A praia do Ribeirão da Ilha tem mar calmo e faixa de areia, com característica mais grossa e escura. O mar é calmo e apropriado para banhistas. Bem frequentada por famílias, que além de aproveitar a praia, também podem conhecer a gastronomia do lugar, construções açorianas e a igreja do bairro. Ideal para quem realmente quer conhecer a cultura, culinária e arquitetura dos açorianos (antigos moradores e fundadores do bairro).

Se for visitar a praia do Ribeirão, não deixe de ir em um dos restaurantes locais, que oferecem frutos do mar. A principal atração da gastronomia são as ostras, o Ribeirão é conhecido por ter uma das maiores fazendas marítimas de cultivo de ostras de Santa Catarina, sendo exportadas para diversos locais do Brasil.

Leste da ilha: Praias e Lagoa da Conceição

O leste da ilha possui algumas das praias de Florianópolis mais famosas, onde também está a Lagoa da Conceição, que além de toda sua beleza, possui vida noturna agitada, com bares, restaurantes e baladas para públicos mais variados. Com casas de Rock, Sertanejo, Samba, Reggae.

O leste da ilha fica cerca de 20 km da região central de Florianópolis e, aproximadamente 16 km do aeroporto  Hercílio Luz (único aeroporto comercial de Floripa e região). Possui algumas dos locais mais bonitos da ilha, sem dúvida, devem ser visitados durante a estadia na ilha.

As praias mais badaladas da região são:

  • Joaquina;
  • Mole;
  • Barra da Lagoa.

Surf e Dunas: Praia da Joaquina

 Do lado da praia Mole, e a 10 minutos de carro da Lagoa, a Joaca (como é conhecida pelos locais), é uma das praias mais famosas de Floripa. Nos anos 1980 sediou o famoso campeonato de Surf, Hang Loose, ainda hoje é uma das praias frequentadas por quem ama esse esporte.

A Joaca também é um local com dunas, sendo ótima para a prática de Sandboard – esporte que usa uma prancha para descer as dunas. No local é possível alugar por preços acessíveis uma prancha. Além disso, as dunas merecem a visita, sendo um dos cartões postais de Floripa, que não podem deixar de ser registrado em fotos.

Com boa infraestrutura, com opção de estacionamento, bares, restaurantes a beira da praia, hotéis e pousadas. O mar é próprio para banho, e os banhistas contam com grupamento de salva- vidas durante toda a temporada de verão, o que da muito mais tranquilidade aos banhistas. 

Surf: Praia Mole

Reduto de gente jovem e bonita, a Mole, é uma das praias frequentadas por público que gosta de praticar Surf. Possui extensa faixa de areia, sendo muito frequentada durante o verão, tanto por banhistas, quanto por praticantes de surf.

Outra grande vantagem é por ficar bem próxima da Lagoa da Conceição, com uma distância de 4 km. Sendo ótima para os que já estão na região, pois fica entre a Lagoa e Joaca. Há poucos minutos da praia da Barra da Lagoa.

Boa infraestrutura: Barra da Lagoa

 A Praia da Barra da Lagoa é uma das mais visitadas, sendo uma das que melhor oferecem infraestrutura para os visitantes. Com boa opções de estacionamentos, bares e restaurantes a beira mar, dentre outros diversos estabelecimentos que garantem o conforto e estadia do visitante.

Recomendados pra você  12 dicas de como escolher o biquíni ideal neste verão

Possui extensa faixa de areia, excelente nos dias mais quentes de verão, quando a cidade recebe um número maior de visitantes. 

Vida noturna e multicultural: Lagoa da Conceição

A Lagoa e um dos mais com vida noturna mais agitada de Florianópolis.Bares e baladas, além de excelentes restaurantes. O lugar é uma ótima opção para quem busca badalação noturna, com boas casas noturnas dos mais variados estilos musicais.

Durante o dia, a Lagoa é muito frequentada, possui excelentes lojas de roupas, lembranças e diversos serviços. O visitante também pode aproveitar a feirinha hippie que funciona ao lado do Centro Cultural Bento Silvério, onde o visitante encontra artesanatos diversos, até a famosa renda de bilro (típica da região) é possível encontrar.

Norte da Ilha: Praias

O norte da ilha é bastante procurado pelos turistas. Com muitas opções de hospedagem, praias e belezas naturais. O norte da ilha conta com uma das praias de Florianópolis mais famosas no país – Jurerê Internacional. Além dela, conta com inúmeras praias e belezas naturais.

O norte possui praias para todos os gostos, desde as mais calmas, como a praia da Daniela – bem frequentada por banhistas e famílias. Jurerê Internacional bem conhecida no país, com ótima infraestrutura para os turistas, dentre outras inúmeras praias da região.

Algumas das praias mais frequentadas do norte da ilha são:

  • Jurerê Internacional;
  • Canasvieiras;
  • Daniela.

Badalação: Jurerê Internacional

 A praia de Jurerê Internacional possui uma excelente infraestrutura para receber os visitantes. O local foi bem planejado, sobretudo para valorizar as construções e arquitetura da região, por ser uma bairro planejado, com projeto paisagístico e muito limpo. No verão, as festas e baladas para o público AA, são comentários nas colunas sociais de todo o país.

A praia de Jurerê Internacional é limpa e possui boa balneabilidade, perfeita para o banho de mar e segura para toda a família. O turista pode alugar ou utilizar os serviços de cadeiras e guarda sol disponíveis nos restaurantes e bares do local. 

Melhor infraestrutura: Canasvieiras

Excelente para os que visitam com a família, pois é uma das que melhor infraestrutura oferecem aos visitantes. Com boa balneabilidade, é uma das praias mais procuradas pelo turistas da américa do sul, principalmente dos argentinos – em sua grande maioria, os estabelecimentos de Canasvieiras possuem serviços bilíngue.

Além do banho de mar, bom atendimento, passeios que podem ser feitos na praia, Canasvieiras possui excelente rede de hotéis, pousadas e casas para temporada, que podem ser alugadas pelos turistas que desejam ficar mais no norte da ilha, já que o local fica há 40 km do centro da cidade.

Família: Praia da Daniela

 É uma das praias de Florianópolis que merece a visita, fica ao lado de Jurerê Internacional e da Praia do forte, possui boa balneabilidade, em sua maior parte é indicado o banho de mar. Não tem formação de ondas, o que pode ser apropriado para as famílias com crianças.

É uma praia para quem gosta de sossego, pois não possui grande infraestrutura, o que afasta alguns visitantes. Mas os que não ligam para muitas opções de serviços e hospedagem, certamente irão amar a praia da Daniela, ainda mais as famílias com crianças pequenas. 

Que tal seguir a gente nas redes sociais para receber outras dicas como esta? (Facebook, Instagram, Twitter)?

Comentários

comentários