Como evitar a pele ressecada por causa do sol?

Rosa Verão - Coleção 2018 / 2019

Verão no Brasil parece que dura o ano todo, não é mesmo? Por isso, muita gente acaba abusando do sol e do bronzeamento, o que pode trazer uma série de problemas.

Além de acelerar o envelhecimento e aumentar as chances de câncer de pele, uma das consequências de curto prazo de muito sol é a pele ressecada. 

Por isso, no post de hoje reunimos dicas para ajudar você a cuidar da pele afetada e evitar sofrer novamente com isso. Confira!

Como o sol resseca a pele

Quando ficamos expostos ao sol, a tendência é que a pele perca a água presente nas camadas mais externas e, após um tempo, vá também se queimando e escurecendo. Após esse processo, a pele demora certo tempo para recuperar a umidade natural e se renovar. Se você não consumir água e alimentos frescos em quantidade suficiente, esse processo pode se estender ainda mais. 

Por isso, muitos protetores solares também têm em sua composição agentes hidratantes. Como bem se sabe, esses produtos não protegem totalmente a pele de queimaduras solares, por isso é importante que ajudem a repor a água perdida de forma a evitar danos maiores. 

Como prevenir

A primeira dica para evitar a pele ressecada é, claro, o uso frequente e regular de filtro solar. Porém, apenas isso, às vezes, não é suficiente. Se você abusou do sol na praia, piscina ou em qualquer outra situação, é importante, assim que voltar para casa, caprichar em uma grossa camada de hidratante. 

Recomendados pra você  As 6 melhores praias da capital do Rio de Janeiro

O uso de hidratantes e óleos vegetais ajuda em dois processos importantes: na reposição de água nas camadas externas da pele e na retenção da umidade natural.

Além disso, é importante cuidar da saúde, beber muita água, consumir alimentos ricos em líquidos e que ajudem a manter a saúde da pele em dia, como vegetais, leguminosas, carnes etc.

Como recuperar a pele ressecada 

Se você já passou do tempo no sol e esqueceu do hidratante depois disso, saiba que ainda há solução para recuperar a pele ressecada! Mas, atenção: para cada causa existe um tratamento! 

Pele vermelha

Esse é um dos primeiros estágios do dano de uma pele que passou da conta no sol. Por isso, nesse momento é importante cuidar da hidratação e usar produtos que tenham propriedades calmantes.

Pode ser um pós-sol específico, Aloe vera (babosa) e até compressas de chá de camomila. Nesse estágio, a pele começa a apresentar sinais de ressecamento, por isso é importante usar hidratantes e evitar voltar ao sol.

Pele descascando

Quando chega nesse estágio, a pele já está bem danificada e seca. Por isso, capriche nos hidratantes e óleos vegetais, como os de coco, semente de uva, abacate, azeite etc.

Recomendados pra você  Conheça 7 perfis de viagens para seguir no instagram

Segure a vontade de esfoliar as peles que estão saindo! A camada de baixo ainda é muito sensível e, se você esfregá-la ou voltar a se expor ao sol sem proteção, pode causar manchas. 

Pele ressecada após bronzeamento

Você conseguiu adquirir um belo bronzeado sem ficar com a pele vermelha ou descascando. Mas, depois de tanto sol, é bem provável que ela apresente aparência lisa demais, esbranquiçada e até um pouco rachada. Para recuperá-la, invista em bons hidratantes específicos para pele seca, óleos vegetais e até babosa pura. 

Em todos os casos, é importante evitar banhos muito quentes e o uso de buchas e sabonetes agressivos, que acabam retirando o pouco que resta da oleosidade natural da pele. Se não tratada, a pele ressecada pode aumentar as chances do surgimento de rugas e estrias, também prejudicando a aparência. 

Gostou do conteúdo? Foi útil para você? Então compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente saiba como evitar a pele ressecada devido ao sol!

[bar group=”21″]

Comentários

comentários

About The Author

O Blog do Rosa Verão tem como objetivo ajudar suas clientes com dicas de roteiros, praias, dietas, viagens, oferecendo qualidade em informação. Os biquínis da marca também seguem um rigoroso controle de qualidade, afim de garantir as clientes conforto e beleza. Conheça mais sobre nossos produtos em www.rosaverao.com.br