Chás para emagrecer: comece agora a entrar em forma

Rosa Verão - Coleção 2018 / 2019

Você gosta de tomar um chá quentinho? Ou é daqueles que prefere um bom chá gelado para refrescar os dias de verão? Não é de hoje que homens e mulheres fazem uso de chás para emagrecer!

E sim, quentes ou frios, é comprovado cientificamente que os chás auxiliam no processo de emagrecimento saudável. Tanto que, é cada vez mais comum ver garrafinhas cheias de chás para emagrecer nas academias, pistas de corridas e caminhadas.

Mas você sabe quais ervas deve utilizar? Neste artigo serão descritos 9 chás para emagrecer, todos os seus benefícios e como prepara-los corretamente.

Agora é só pegar sua xícara de chá e se deleitar com esse artigo. E já pode ir tirando o bíquini do fundo da gaveta!

 

#1: Chá Verde

Um dos mais famosos chás para emagrecer, o chá verde é oriundo da planta Camellia sinensis. A mesma planta que dá origem aos seus “irmãos”, o chá preto e o chá branco.

Este chá é rico em cafeína e flavonoides, principalmente catequinas. A catequina presente em maior quantidade é a Epigalocatequina galato (EGCG).

A EGCG atua modificando a composição das gorduras, ou seja, estimula a quebra e faz com que o organismo use mais racionalmente as gorduras.

Somando-se a isso, por conter cafeína, o chá verde acelera o metabolismo, quebrando as gorduras muito mais rápido.

verdeSão inúmeras as propriedades desse chá tanto no campo do emagrecimento, como para saúde:

  • Ação antioxidante, retardando o envelhecimento celular
  • Aumento na saciedade
  • Combate o colesterol ruim (LDL)
  • Otimiza a digestão dos alimentos
  • Protege o coração (principalmente contra hipertensão)
  • Previne alguns tipos de câncer

Prepara-lo é muito fácil, coloque 500 ml de água em uma panela e espere o início da fervura, apague o fogo e adicione uma colher [de sopa] das folhas do chá verde. Quando o líquido estiver morno, basta coar e está pronto.

É primordial que você não ferva as folhas, isso diminuiria os benefícios da bebida. Devido ao seu conteúdo de cafeína, são indicadas até 4 xícaras por dia.

Quer turbinar sua receita? Combine as folhas de chá verde com centelha e cavalinha, além da ação termogênica, essas outras ervas auxiliam na limpeza das toxinas do organismo. Dessa maneira seu corpo responderá melhor a dieta.

 

#2: Chá Preto

Também derivado da Camellia sinensis, o chá preto se difere do chá verde pela maior quantidade de cafeína. Dessa forma, além de acelerar o metabolismo, proporcionando maior queima de gorduras e melhorando a digestão, este chá combate a sensação de fadiga e sonolência (velhos conhecidos de quem está de dieta).

chá pretoOutro ponto fundamental é o sabor, muitas pessoas consideram o chá verde bastante amargo, já o chá preto possui um sabor mais agradável ao paladar.

A ação da cafeína não fica somente nas funções digestivas, ela aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos e melhora a irrigação de sangue para o coração, prevenindo doenças cardiovasculares.

Somando-se a isso, o chá preto é amigo do bom humor devido a presença da L-teanina, que aumenta os níveis de dopamina e serotonina (os hormônios do bom humor), causando sensação de bem-estar.

Seu modo de preparo é exatamente igual ao do chá verde. Porém, por conter maior quantidade de cafeína você deve ingerir apenas 3 xícaras por dia.

 

#3: Chá Branco

O terceiro irmão dos chás para emagrecer derivados da Camellia sinensis, o chá branco potencializa ainda mais o emagrecimento e, segundo relatos é o de sabor mais suave e agradável entre os três.

O “pulo do gato” está no momento da colheita. As folhas que constituíram o chá branco são colhidas ainda bem jovens, antes de entraram no processo natural de oxidação. Nessa fase, essas folhas estão altamente concentradas de catequinas e polifenóis, substâncias altamente antioxidantes e termogênicas.

Assim como os outros dois chás já citados, o chá branco não é bom somente para emagrecer. Devido a sua ação antixidante, essa bebida tem o poder de prevenir o câncer, doenças cardiovasculares e degenerativas – Mal de Alzheimer e Parkinson.

Recomendados pra você  Óleo de cártamo para diminuir gordura abdominal

chá brancoA porção diária recomendada é de 3 xícaras por dia. O modo de preparo consiste em adicionar duas colheres [de chá] rasas para cada xícara de água, abafar por 5 minutos e servir. Lembre-se de não ferver as folhas!

Com todas essas vantagens você deve estar se perguntando porque todas as pessoas não optam pelo chá branco invés dos outros dois? É bem simples, o preço.

Por ter uma colheita manual e, bem antes que as outras variedades, o valor do chá branco é bastante superior. Mas se você puder fazer esse pequeno investimento não irá se arrepender, seu corpo com certeza ficará mais enxuto e saudável em bem menos tempo.

 

#4: Chá Mate

mateQueridinho de muita gente, o chá mate traz em sua composição metilxantinas, cafeína, teobromina, ácido fólico, ácido pantotênico, minerais, vitaminas (A, B1, B2, C e E), proteínas e antioxidantes.

A erva mate acelera o metabolismo auxiliando na queima de gorduras e no gasto calórico.

Esta bebida age estimulando a lipólise, em outras palavras, faz com que nosso corpo utilize as gordurinhas estocadas naqueles momentos em que necessitamos de energia extra.

Aliado a isso, o chá mate contribui para o bom desempenho do cérebro, estimula a libido, equilibra o sistema imunológico e possui poderosa ação diurética (diminuindo a retenção de líquidos).

Para prepara-lo ferva 1 litro de água e acrescente 3 a 4 colheres [de sopa] de erva mate tostada, apague o fogo e aguarde 5-10 minutos. Conservado em geladeira esse preparado pode durar 2 a 3 dias. A porção recomendada são 2 a 3 xícaras por dia.

Se for consumir gelado, você pode acrescentar algumas gotinhas de limão para realçar o sabor, e ainda potencializar sua ação na queima de gorduras.

 

#5: Chá de Hibisco

hibiscoPara aqueles que preferem chás para emagrecer mais suaves ao paladar, o chá de hibisco pode ser uma ótima opção.

Este chá é repleto de vitaminas (B1, B2 e C), ferro e antioxidantes. Ele auxilia no processo de emagrecimento ao impedir a adipogênese. De maneira bem simples, a adipogênese é quando as células chamadas pré-adipócitos se transformam em células de gordura maduras.

Este chá também é um excelente diurético, combatendo o acúmulo de líquidos no organismo. Além de contribuir para a manutenção da saúde da pele, dos cabelos e do coração, devido às vitaminas presentes.

Mas, atenção! A flor utilizada para o preparo desta bebida é a Hibiscus sabdariffa, não a confunda com o hibisco de jardim.

Para preparar o chá basta aquecer 200 ml de água até o ponto de fervura, acrescentar uma colher [de sopa] de hibisco seco e, aguardar 5-10 minutos antes de consumir. Tome 2 a 3 xícaras por dia.

Você também pode combinar o hibisco com chá verde e dente-de-leão. Essa combinação bombástica contra a balança atua no metabolismo do açúcar (carboidratos) e da gordura, combatendo os indesejados pneuzinhos da cintura.

Às gravidinhas de plantão, em primeiro lugar nada de dietas durante a gestação. Mas se você é daquelas que adora um cházinho, o hibisco é um poderoso vasodilatador, portanto não é recomendado durante o período gestante.

 

#6: Chá de Gengibre

gengibreCertamente você sabe que o gengibre é um poderoso termogênico.

O gengibre age acelerando o metabolismo e aumentando a temperatura corporal, possibilitando que o organismo queime gordura e gaste mais calorias durante as atividades cotidianas.

Para quem tem aquela barriguinha indesejada este é um dos chás para emagrecer mais adequado para eliminá-la.

Agregado as propriedades emagrecedoras, o gengibre melhora potencialmente o sistema imunológico, combatendo:

  • Infecções respiratórias
  • Tosses
  • Inflamações
  • Artrites
  • Bronquites
  • Dores musculares
  • Câncer

Não bastasse isso, essa bebida evita o aparecimento de rugas precoces, auxilia o funcionamento do intestino, pode ser usado contra enjôes e, é um excelente afrodisíaco.

O preparo do chá é bem simples, a proporção é de 2 cm de gengibre para 1 litro de água. Adicione a raiz na água e deixe ferver por 10 minutos, aguarde esfriar um pouco e está pronto para beber. Você pode consumir até 1 litro todos os dias.

Se você não gosta do chá de gengibre puro, experimente misturar gengibre, canela e chá verde. Além de atenuar o sabor do gengibre, essa poderosa combinação promete deixar seu corpo ainda mais sequinho.

 

#7: Chá de Hortelã

hortelãAmplamente conhecida, a hortelã dá origem a um delicioso chá. Esta pequena planta é rica em fibras, proteínas, potássio, cálcio, magnésio, ferro e vitaminas (B6 e C).

Recomendados pra você  Porque você deveria utilizar flor de sal ao invez do sal tradicional

As fibras aumentam a sensação de saciedade, levando a uma diminuição progressiva nas porções alimentares e, consequentemente, ajudando a emagrecer.

Somando-se a isso, este chá ajuda na digestão e no fluxo intestinal, evitando inchaços, gases e episódios de constipação.

Outra vantagem de sua ingestão são seus efeitos calmantes, a hortelã reduz a ansiedade e propicia o relaxamento. Vários estudos apontam que quando o corpo está mais relaxado o organismo funciona melhor, fazendo com que seja mais propensa a perda de peso.

Achou pouco? A hortelã também é capaz de aliviar dores de cabeça, auxiliar no tratamento de tosses, resfriados e outras doenças do trato respiratório devido a presença do mentol.

Para fazer o chá ferva 500 ml de água, juntamente com uma porção de folhas de hortelã. Deixe no fogo por 5-10 minutos. Desligue o fogo e tampe a panela, até que o chá chegue a uma temperatura agradável para consumo. Pode ser consumido até 1 litro por dia.

São inúmeras as combinações que você pode fazer com a hortelã: gengibre, chá verde, camomila, abacaxi, canela, etc. Além disso, esta planta é de crescimento rápido e fácil cultivo, adquira um pequeno vaso e consuma seu chá sempre com as folhas frescas.

 

#8: Chá de Canela

canelaDerivada da casca interna da árvore Cinnamomum, a canela é consumida desde a civilização egípcia, há cerca de 2000 anos a.C. Esta valorosa especiaria é rica em manganês, ferro, cálcio e fibras.

Sua principal característica é agir como estabilizador do açúcar no sangue, prevenindo problemas de saúde e auxiliando na perda de peso ao evitar o acúmulo de gorduras.

Falando em perder peso, a canela tem a capacidade de retardar o esvaziamento do estômago, ampliando a sensação de saciedade. Outra característica deste alimento é funcionar como digestivo natural, podendo inclusive melhorar o aproveitamento dos alimentos ingeridos.

E se você anda sem energia, o consumo de canela auxilia a manutenção de uma vida mais ativa, aumentando a concentração e a agilidade.

Provavelmente este é um dos chás para emagrecer mais comuns e fáceis de fazer, adicione 4 paus de canela (pequenos) em um copo de água e deixe ferver por 10 minutos. Outro modo bastante usual de fazer essa receita é adicionar alguns cravos na bebida após a fervura.

Quer acabar com as gordurinhas abdominais? Combine canela, gengibre e cravo. Veja a receita:

Você vai precisar de 1 canela em pau + 10 cravos + gengibre ralado (a gosto);

Aqueça 500 mL de água em ponto de fervura, acrescente a canela e o cravo. Ferva por mais 5 minutos. Ao retirar do fogo adicione o gengibre e deixe descansar por 3 minutos. Beba ainda quente.

 

#9: Chá de Folhas de Amora

amoraTalvez por essa você não esperasse, mas a folhas das amoreiras são tão poderosas quanto seus frutos.

Consumidos in natura, os frutos são ricos em vitaminas e minerais, mas é nas folhas que se encontram as maiores quantidades de nutrientes (magnésio, potássio, cálcio, fosforo, vitaminas C e E).

Seus benefícios são diversos, o chá com as folhas de amora dá mais disposição e energia para você realizar suas tarefas diárias, diminui os radicais livres, evita o envelhecimento precoce e melhora o aspecto da pele e dos cabelos.

Por ser fonte de fibras, o chá regula o intestino, funcionando como um laxante natural e facilitando o fluxo do trato gastrintestinal. Dessa maneira, o consumo da bebida evita inchaços e constipações, combatendo aquela incomoda barriguinha.

Prepará-lo é muito fácil, ferva 1 litro de água juntamente com 3 folhas de amoreira muito bem higienizadas. Qualquer espécie de amoreira serve. Deixe ferver por 5 minutos e aguarde esfriar.

Você pode tomar até 3 xícaras por dia. Experimente acrescentar canela ou hibisco, fica delicioso.

 

Dicas finais!

Não se esqueça que o processo de emagrecimento requer mudanças de hábitos alimentares e prática de atividades físicas. Os chás para emagrecer são poderosos, mas é necessário suar um pouquinho também.

Todas as receitas aqui apresentadas podem ser consumidas quentes ou frias e, preferencialmente, sem adição de açúcar.

Evite ingerir os chás que possuem cafeína depois as 17h, para não atrapalhar seu sono.

Por fim, escolha seu sabor favorito e se jogue nos chás para emagrecer!

Comentários

comentários

Sobre o Autor

O Blog do Rosa Verão tem como objetivo ajudar suas clientes com dicas de roteiros, praias, dietas, viagens, oferecendo qualidade em informação. Os biquínis da marca também seguem um rigoroso controle de qualidade, afim de garantir as clientes conforto e beleza. Conheça mais sobre nossos produtos em www.rosaverao.com.br